Ebook “Tourism and History"

Ebook “Tourism and History"

O ebook “Tourism and History: World Heritage - Case Studies of Ibero-American Space”,  coorganizado por Cláudia Henriques, docente da Universidade do Algarve, e prefácio da embaixadora Ana Martinho, presidente da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, tem acesso gratuito e já se encontra disponível aqui

Além de Cláudia Henriques, o ebook foi ainda coordenado por Cristina Moreira (da Universidade do Minho) e Pedro Bittencourt César (da Universidade de Caxias do Sul Brasil).

O livro contou com a participação de investigadores de várias universidades do espaço ibero-americano, colocando em destaque o inúmero património classificado pela UNESCO, nomeadamente em Portugal: Mosteiro de Alcobaça, Centro Histórico do Porto, Alto Douro Vinhateiro, centro Histórico de Guimarães, Universidade de Coimbra, Sagres, bem como no Brasil: Centro Histórico de Ouro Preto, de Olinda, S. Luis, Diamantina, São Cristóvão, Bahia, Missões Jesuítas.

Tem igualmente capítulos sobre património intangível classificado pela UNESCO, tais como o Fado, a Dieta Mediterrânica, o Cante Alentejano, Milongas; cozinha tradicional mexicana.

Conta ainda com artigos sobre a rede de cidades criativas, a rede mundial de reservas de biosfera e património “memória do mundo”.

Esta publicação teve o apoio do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho e da Universidade de Caxias do Sul.