Estrangeiros aprofundam conhecimentos sobre portugal na ualg

Estrangeiros aprofundam conhecimentos sobre portugal na ualg

A Universidade do Algarve anunciou a realização de um curso dirigido aos estrangeiros residentes na região que queiram conhecer melhor Portugal e a sua cultura.

«Com este curso, os residentes estrangeiros irão aprofundar os seus conhecimentos sobre Portugal, principalmente sobre o Algarve, a sua natureza, cultura, história, literatura, tradições, sistema fiscal, turismo sustentável e culinária», explicou à Lusa José António Santos, coordenador do 1.º Curso para Residentes Estrangeiros.

A «Association of Foreign Property Owners in Portugal» (AFPOP – Associação de Estrangeiros Proprietários Imobiliários) teve a iniciativa de contactar a Universidade do Algarve, que de imediato aderiu à proposta de colaboração.

«O curso vem provar que a comunidade estrangeira no Algarve não é fechada, como alguns pensam. Os estrangeiros aqui residentes querem conhecer melhor o país que os acolhe, assim como a sua cultura», disse José António Santos.

Sob o lema «Algarve is our Campus», a Universidade do Algarve pretende também interagir com a comunidade onde se insere, estabelecendo uma maior cooperação com a região e também com a população estrangeira que aqui reside.

O primeiro curso é ministrado em inglês e tem 13 alunos das mais diversas nacionalidades: irlandeses, ingleses, suíços, holandeses e alemães.

O segundo módulo do curso, de um total de 13, será ministrado na quinta-feira nas Ruínas Romanas do Milreu, em Estoi, concelho de Faro, e terá como tema principal a Lusitânia e o legado romano.

Um outro módulo irá abordar a identidade portuguesa e outra sessão será dedicada à história e características da língua e da literatura portuguesa.

Dois módulos serão dados por um cozinheiro e será dedicado à culinária portuguesa e à dieta mediterrânica.

Compreender o sistema fiscal português será o tema principal de outro módulo que irá ajudar os alunos estrangeiros a lidarem com o sistema fiscal português e a tirarem proveito dos benefícios legais de ser um residente de Portugal.

O curso foi alvo de uma reportagem da RTP que poderá ser visualizado em link.