Segunda edição da obra «Relato Financeiro»

Saiu agora a 2.ª edição da obra «Relato Financeiro», publicada em 2012 pela editora Vida Económica, da autoria de quatro professores do núcleo de contabilidade da ESGHT, Cristina Gonçalves, Dolores Santos, José Rodrigo e Santana Fernandes. O livro apresenta de uma forma acessível e pragmática as noções indispensáveis à interpretação e análise da informação contida nas demonstrações financeiras (Balanço, Demonstrações dos Resultados e dos Fluxos de Caixa) apresentadas pelas entidades para prestação de contas.

Devido ao seu objetivo e metodologia utilizada este livro será útil a um conjunto heterogéneo de públicos, nomeadamente, empresários, gestores, professores, estudantes e outros profissionais que, direta ou indiretamente, estão ligados à atividade empresarial. Esta obra está estruturada em três capítulos e um caso prático:

• No primeiro capítulo é feito o enquadramento contabilístico das entidades e apresentados os conceitos gerais pertinentes à compreensão da informação financeira;

• No segundo capítulo apresenta-se de uma forma exemplificada o conteúdo das diferentes rubricas constante nas principais demonstrações financeiras;

• No terceiro capítulo são apresentados conceitos úteis à análise económica e financeira das entidades;

• O caso prático exemplifica a elaboração das demonstrações financeiras e a análise económica e financeira de uma empresa.

Capa da 2.ª edição