SEMINARIO LUSO‐ESPANHOL DE ECONOMIA EMPRESARIAL

XVIII SEMINARIO LUSOESPANHOL DE ECONOMIA EMPRESARIAL

Universidade de Salamanca – Salamanca, 10 e 11 de Novembro de 2016

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 teve lugar na Facultad de Economía y Empresa da Universidad de Salamanca, o XVIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, organizado pelo Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM) e pelo Departamento de Administración y Economía de la Empresa de la Universidad de Salamanca. O CIBECEM agrupa os departamentos de gestão de empresas das universidades de fronteira, tanto portuguesas como espanholas. Las oito universidades que integram esta rede são: Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade da Beira Interior, Universidad de Vigo, Universidad de Salamanca, Universidad de Huelva, Universidad de Extremadura.

Inscreveram-se no Seminário 72 pessoas, entre professores e doutorandos. Das 48 comunicações recebidas, após passagem por um processo de dupla revisão anónima em que participaram 48 professores, foram selecionadas 34, distribuídas por seis temáticas: turismo (4), empreendedorismo (5), economia financeira e contabilidade (4), marketing (4), estratégia, operações e organização de empresas (4), inovação e eficiência (5), às quais se adicionaram duas sessões dedicadas às comunicações mais valorizadas pelos revisores (8), sessões essas que foram moderadas pelos editores das duas revistas científicas espanholas de administração de empresas com maior impacto internacional. O prémio para a melhor comunicação de temática luso-espanhola de autores hispano-lusos, recaiu em investigadores da Universidade da Beira Interior e da Universidad de Extremadura, nomeadamente, Cristina Fernandes, João Ferreira, Mário Raposo, Ricardo Hernández e Juan Carlos Díaz, sendo intitulada: O impacto do conhecimento no aparecimento do empreendedorismo. Por sua vez, o prémio para a melhor comunicação do Seminário foi obtido por investigadores da Universidad de Salamanca, nomeadamente, Fernando Reyes-Reina, Ignacio Requejo, María José Sánchez-Bueno, Isabel Suárez-González, com o título: European Family Firms and M&A Behavior: What Is the Moderating Role of Family Heterogeneity and the Institutional Context?.

A anteceder o Seminário propriamente dito, teve lugar o Workshop de Novos Investigadores (WIN), no qual se apresentaram e debateram dez teses de doutoramento, em fase de construção.

A conferência de abertura do Seminário foi proferida por José Armando Baeta Canales, Director General de Presupuestos y Estadística de la Junta de Castilla y León, que apresentou a evolução das relações comerciais entre Espanha e Portugal, com ênfase especial para a região de Castilla y León. A conferência de encerramento foi da autoria de Vicente Salas Fumas, Professor Catedrático em Organização de Empresas na Universidad de Zaragoza, e Prémio Jaume I de Economia, Prémio Juan Sardá de Economía e Conselheiro do Banco de Espanha. O encerramento do Seminário foi feito pelo Vice-reitor de Economia da Universidad de Salamanca, Ricardo López Fernández, pelo Presidente da Comissão Organizadora do evento, Professor Pablo Muñoz Gallego da Universidad de Salamanca e pelo Presidente do CIBECEM, Professor António de Sousa, da Universidade de Évora.

O próximo Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial terá lugar em novembro de 2017, na cidade de Faro e será organizado pela Universidade do Algarve.

Ato de encerramento do Seminário, presidido pelo Vice-reitor de Economia da USAL, Ricardo López, pelo Presidente do CIBECEM António de Sousa e pelo presidente da Comissão Organizadora, Pablo Muñoz Gallego.