Aberta chamada de trabalhos para o "III Colóquio Internacional Aprolínguas 2021"

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a Escola Superior de Educação e Comunicação, e a Escola de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve organizam o "III Colóquio Internacional Aprolínguas: Ensino/aprendizagem de LE no ensino presencial e online: herança, perspetivas e desafios", que decorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021, em formato online.

A chamada de trabalhos encontra-se aberta até ao dia 15 de setembro, podendo os interessados submeter as suas propostas de comunicação num dos eixos temáticos do evento.

O prolongamento das medidas de combate à pandemia obrigou-nos a repensar a educação em geral e o ensino de línguas estrangeiras em particular. A passagem do ensino presencial para o ensino online e/ou misto tem sido um desafio para docentes e discentes. Deste modo, surgiu a necessidade de analisar estes novos cenários, refletir sobre a ação docente e os recursos educativos, sem esquecer a influência das diretrizes do Quadro Comum de Referência para as línguas.

Tendo em conta que algumas mudanças geradas no passado e pela conjuntura atual devem ter vindo para ficar definitivamente, propomos que se delineie fronteiras entre heranças e práticas mais recentes, entre o tangível e o desejável, entre entusiasmo e reticências, entre gerações de professores e de estudantes, para deixar claro quais os desafios para a educação e a formação.

A APROLÍNGUAS lança o repto de fazer o balanço da situação das tendências nas abordagens do processo de ensino-aprendizagem de línguas, as teorias da língua e da aprendizagem que as sustentam, os princípios metodológicos e as práticas que as concretizam, nos últimos vinte anos depois do processo de Bolonha.

Assim, convida-se a comunidade científica a participar num dos seguintes eixos temáticos:

• Tendências metodológicas no ensino de LE
  • Competências dos docentes de LE
  • O uso das TIC nas aulas de LE
  • Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da Língua (AICL) no Ensino Superior
  • LE com fins profissionais e académicos
  • Afetividade e ensino-aprendizagem de LE
  • Políticas linguísticas e internacionalização no Ensino Superior

O evento é organizado em colaboração com a APEF, APPELEReCLes.pt.

Chamada de Trabalhos     Submissão de Trabalhos  Inscrições

franca2Appel à communications (FR)

Segunda Circular (ES) spain-aprolinguas

Datas importantes