Embaixador da República do Cazaquistão visitou a UAlg

No dia 18 de dezembro, o embaixador da República do Cazaquistão, Daulet Batrashev, e o cônsul, Serikzhan Medeuov visitaram a Universidade do Algarve, tendo sido recebidos pela vice-reitora para Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio.

Com o objetivo de promover laços de cooperação entre Portugal e o Cazaquistão, especialmente ao nível do Turismo, a visita permitiu ainda abordar outras potenciais áreas de interesse que a UAlg poderá oferecer, destacando-se a importância da Aquacultura e Pescas e, também, do Desporto.

A reunião realizou-se em simultâneo, via zoom, com a International of Tourism and Hospitality, no Cazaquistão, e contou com a presença da reitora Mainura Murzamadiyeva, celebrando-se um Memorando de Entendimento. Da parte da UAlg, estiveram ainda presentes a diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), Alexandra Gonçalves, e a coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM), Marleni Azevedo.

Foram abordadas as possibilidades de cooperação na área do Turismo para efeitos de mobilidades, de estágios e futuras investigações. As instituições concordaram, a partir do próximo ano, estudar as possibilidades de cooperação, o que se traduzirá na celebração de um protocolo específico com a ESGHT. Abordou-se a possibilidade da realização de doutoramentos em cotutela internacional, contando com o know-how da Faculdade de Economia e do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CINTUR).

No final explorou-se ainda a possibilidade de colaboração na área da Aquacultura (Piscicultura) no mar de Aral, recentemente restaurado, através de uma parceria entre UAlg, o IPMA e empresas portuguesas na área da aquacultura, no âmbito do Laboratório Colaborativo S2AQUAcoLAB.