Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária

O curso de Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária é um curso de Pós-graduação, cujo objetivo é formar ativos na área da avaliação imobiliária, especificamente peritos avaliadores reconhecidos junto da CMVM. Esta proposta de curso de pós-graduação pretende ir ao encontro das especificidades formativas e económicas da região, dado que o setor imobiliário, a par por exemplo do Turismo, tem assumido grande relevância na economia regional, tendo sido sempre uma área prioritária no desenvolvimento económico do país.

O curso de pós-graduação no âmbito da avaliação e gestão da atividade imobiliária possibilita aos licenciados ou outros formandos uma abrangência de profissões e de atividades que incluem a gestão financeira, a gestão operacional destes ativos, a construção civil, a manutenção de imóveis, a mediação e angariação, entre outros. A interdisciplinaridade é a característica fundamental deste curso que pretende oferecer uma formação avançada e integrada de diversas disciplinas relacionadas com a Gestão, o Turismo e a Engenharia. Pretende-se assim formar profissionais qualificados na área da avaliação do imobiliário, nomeadamente no que respeita a fundos de investimento imobiliário.

O plano de estudos apresentado para este curso de pós-graduação em Gestão da Atividade Imobiliária tem por base as especificidades e exigências previstas no Regulamento n.º 08/2002 da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), relativo a Fundos de Investimento Imobiliários, nomeadamente no seu artigo 19º, capítulo IV, secção II – Dos avaliadores, relativo à certificação de peritos avaliadores de imóveis.

O registo como perito-avaliador na CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários obedece atualmente aos seguintes requisitos:

1. De acordo com o novo quadro normativo da CMVM é o próprio candidato ao registo na CMVM que deverá demonstrar, no ato de solicitação de registo, as competências adquiridas nessa área do conhecimento, em curso realizado em instituição idónea sendo que, poderão ser-lhe solicitadas informações complementares, nomeadamente as relativas aos conteúdos do referido curso ministrado na instituição em causa. Tudo dependerá do nível e dos conteúdos da formação obtida.
  2. A  CMVM tem já conhecimento desta Pós-Graduação, bem assim como dos seus conteúdos, corpo docente e demais condições no dossier que lhe foi devidamente remetido.
  3. O Banco de Portugal, na sua circular datada de 20 Setembro 2013, passou a exigir aos Bancos que, nas avaliações bancárias de imóveis em reembolso de crédito próprio, os avaliadores imobiliários tenham que estar obrigatoriamente registados na CMVM.

Duração: dois semestres.

Calendário: as aulas têm início a 6 fevereiro de 2014 e funcionarão nos moldes do calendário letivo da Universidade do Algarve e da ESGHT para o ano letivo de 2013/14 e posteriores.

Horário: as aulas funcionarão em regime pós-laboral: às 5.ªs e 6.ªs entre as 18:30 e as 20:00 e das 20:30 às 22:00; e aos sábados de manhã entre as 9:30 e as 11:00 e as 11:30 e as 13:00.

Critérios de seleção: os candidatos serão selecionados tendo em conta os seguintes critérios:

• Curriculum académico e científico;
  • Experiência profissional no setor;
  • Entrevista, se for considerado necessário.

Prazos de candidatura: até 22 de janeiro de 2014.

Documentação necessária à candidatura:

• Formulário de inscrição online;
  • Certificado de habilitações;
  • Curriculum Vitae;
  • Fotocópia de documento de identificação (bilhete de identidade / cartão de cidadão ou passaporte);
  • Fotocópia do cartão de contribuinte ou número de identificação fiscal;
  • Cheque ou pagamento no ato da candidatura no valor de 50€

Local: A 1.ª edição deste curso irá decorrer apenas na ESGHT, Campus da Penha, em Faro.

Funcionamento:

• Número de vagas: 30 estudantes.
  • Número mínimo de estudantes para funcionamento: 12.

Propina: o preço do curso é de 2.000 euros.

Taxa de inscrição: 50€ (a pagar no ato de inscrição e não conferindo direito à devolução em caso de desistência).

Contacto para inscrição

Dina Santos, Gabinete 37 – Secretariado Pós-graduações da ESGHT, Telefone: 289 800 179, e-mail: esghtsec@ualg.pt.

Folheto