ESGHT Participa em Projeto Europeu

A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) participa no projeto “New shape and drives for the tourism sector: supporting decision, integrating plans and ensuring sustainability (ShapeTourism)”.

Este projeto é co-financiado pelo FEDER através do Programa Interreg MED 2014-2020 (n.º 1365  | 1MED15_3.1_M1_353).

Objetivos:

O projeto Shapetourism visa melhorar a estrutura do conhecimento do turismo, fornecendo análises e ferramentas operacionais para identificar uma metodologia integrada para moldar e impulsionar o crescimento sustentável do turismo.

Paralelamente, são objetivos do ShapeTourism apoiar os decisores políticos e os operadores privados a alcançar: atratividade, crescimento e sustentabilidade, tendo em consideração os principais desafios colocados pela globalização e a intensificação da competitividade a nível global.

Resultados esperados:

O output do projeto consiste num sistema de suporte à decisão e respetivo teste empírico nas regiões envolvidas, disponibilizando aos gestores dos destinos um instrumento auxiliar passível de aplicação e comparação, no qual os desafios da concorrência global têm, obrigatoriamente, de ser geridos em função das dimensões e limites da capacidade de carga dos destinos.

Palavras-chave:

Turismo Sustentável, Sistema de Apoio à Decisão, Big Data, Recursos Territoriais, Planeamento Costeiro.

Parceiros:

Ca' Foscari University of Venice (parceiro líder),

University of the Algarve,

Italian Association of the Council of European Municipalities and Regions,

University of Split,

Cyprus Center for European and International Affairs,

Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts

University of Malaga.

Duração:

18 meses (1 de novembro de 2016 a 30 de abril de 2018)