III Conferência Internacional de Turismo & História - T&H III 2019

 

 

III Conferência Internacional de Turismo & História - Património da Humanidade no Espaço Ibero-Americano: Desafios Futuros no seu Planeamento & Gestão (vide http://cieo15.wixsite.com/tur-hist2019- te lugar em Faro (Portugal) e em Caxias do Sul (Brasil), a 28 e 29 de março de 2019, assentando num sistema de vídeoconferência inter Portugal & Brasil e em mesas de debate temáticas, contando com a colaboração de outras Universidades. 

 

As palestras dos keynotespeakers são apresentadas em sistema de videoconferência em Portugal e no Brasil. As mesas de debate decorrem em cada um dos países integrando participantes de cada um dos países sendo as respetivas conclusões posteriormente transmitidas em sistema de videoconferência.

 

T&H III apoia-se em 4 Temáticas (onde os autores podem apresentar resumo e artigo) e num Projeto interativo de construção de uma Rota Transnacional – A Rota do Ouro.

 

Os Temas são:

  • Tema 1: Património da Humanidade no espaço Ibero Americano: Planeamento e Gestão turísticos
  • Tema 2: Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana
  • Tema 3: Indicadores de performance turística & sustentável
  • Tema 4: Turismo Gastronómico e Enoturismo

O Projeto de Rota temática:

  • A Rota do Ouro

Tema 1 - Património da Humanidade no espaço Ibero Americano - visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) e natural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”. Simultaneamente pretende reforçar a tónica em estudos de caso que evidenciem o planeamento & gestão deste património. 

 

Tema 2 - Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana – visa destacar a importância da relação simbiótica entre Turismo & História associada ao uso turístico de recursos, produtos e experiências culturais e criativas.

 

Tema 3 - Indicadores de performance turística & sustentável - pretende suscitar o debate sobre o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos e a necessidade de monitorizar os impactos de políticas, ações e/ou investimentos na sua dinâmica socio-económica e cultural.  A dotação dos destinos com ferramentas de suporte para a sua valorização turística apela à consideração de indexes e indicadores de apoio à decisão política que coloquem em destaque o papel da cultura e criatividade.

 

Tema 4 -  Turismo Gastronómico/Enoturismo - visa destacar a importância da gastronomia e vinhos na valorização do turismo cultural e criativo dos destinos. Em consequência pretende destacar a gastronomia e/ou vinhos quer como valorizadores da experiência turística, colocando a tónica quer na procura quer na oferta turísticas requerentes de planeamento e gestão. 

 

Projeto Rota do Ouro pretende estabelecer a interatividade entre comunidade académica, institucional e associativa de países iberoamericanos em torno do desafio de construção de uma Rota Transnacional – A Rota do Ouro (e Diamantes), a qual, num primeiro momento, será divulgada através de um mapa interativo. A Rota visa complementar o programa regular da conferência T&H III 2019, bem como suscitar uma participação alargada comunitária ao mesmo tempo que avança com o projeto de novos produtos transnacionais turístico-culturais.