XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial​​​​​​​

XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial​​​​​​​

 

XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial

 

Nos dias 9 e 10 de novembro de 2017 realizou-se na Universidade do Algarve o XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial, promovido pelo Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM). A organização foi, este ano, da responsabilidade da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e teve como coordenadores de equipa os Professores Fernanda Matias e José Santos. 

 

O CIBECEM é uma rede de intercâmbio universitário que tem a particularidade de colocar o seu foco na Empresa e nas temáticas transfronteiriças. Agrega oito universidades portuguesas e espanholas da Raia (Universidade do Algarve; Universidade de Évora, Universidade da Beira Interior; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade de Huelva; Universidade de Salamanca; Universidade de Vigo; Universidade da Extremadura).

Inscreveram-se no Seminário 70 pessoas, entre professores e doutorandos, e assistiram ao seminário sensivelmente 80 pessoas. Foram apresentadas 60 comunicações em 15 sessões paralelas, repartidas por diversas temáticas, nomeadamente gestão e desenvolvimento regional, empreendedorismo, marketing, TIC, empresas familiares, gestão, turismo, contabilidade, fiscalidade, gestão financeira e educação. Os trabalhos apresentados foram objeto de dupla revisão anónima, tendo colaborado neste processo 66 revisores. O prémio para melhor comunicação de autor espanhol foi atribuído a Serhat Yamana, Universidade de Salamanca, cujo título é “Cash Sensitivity Management and Family Firms” e de autor português foi entregue a Dinis Caetano, Universidade do Algarve, cujo título é “Transferência de Conhecimento e Networking em Spin-offs: Estudo de Casos no IPN-Incubadora de Empresas”. A melhor comunicação de trabalho conjunto de autores de vários países foi atribuído a Diego R. Toubes (Universidade de Vigo), Julio Garcia del Junco (Universidade de Sevilha) e Katsunori Antoku (Universidade Japonesa), cujo título é “Análisis cross-cultural de emprendedores mediterráneos y japoneses durante la crisis económica mundial”.

Num momento inicial do Seminário ocorreu a apresentação de 10 projetos de investigação (mestrado e doutoramento) em Workshop de Novos Investigadores (WIN) que foram discutidos e apreciados por relatores especialistas na área de investigação em causa. O prémio do melhor projeto foi atribuído ao Rui Rodrigues da Silva (Universidade da Beira Interior) intitulado “Gamificação no ensino da gestão”.

Nesta edição do Seminário foi introduzido o Workshop de Investigadores Seniores (WIS) que recaiu sobre 3 temáticas: Gestão, Turismo e Marketing e Social Media. Os investigadores tiveram oportunidade de se integrar numa das temáticas e partilhar os seus interesses de investigação. Foram realizadas 3 sessões muito interessantes que contribuíram para aprofundar o conhecimento dos colegas da rede. Houve uma profícua troca de informação.

Este Seminário também foi enriquecido com a apresentação dos resultados do projeto SCIENT. Este projeto foi aprovado no âmbito do Erasmus + Knowledge Alliance. Pretende conferir competências empreendedoras aos cientistas dos parceiros, provenientes de oito países europeus. Foi apresentado pelo Professor Mário Raposo.

Os participantes XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial também tiveram oportunidade de assistir a 3 Conferências muito estimulantes e inspiradoras. A conferência de abertura foi proferida pelo Professor António Covas, Professor Catedrático da Universidade do Algarve, intitulada “A cooperação transfronteiriça e a smartificação do território como ecossistema inovador”; a Conferência do final do 1º dia foi proferida pelo Professor Soumodip Sarkar, Professor Catedrático da Universidade de Évora, sobre “Empreendedorismo: Sob pressão, concorrer para sobreviver”; Conferência de encerramento a cargo do Professor Alfonso Vargas, Professor Catedrático da Universidade de Huelva, intitulada “Novos desenvolvimentos estratégicos em Turismo”. Nas sessões de abertura e encerramento o Seminário também contou com diversas intervenções, nomeadamente do Diretor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Professor Hélder Carrasqueira, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Professor Francisco Serra e do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Senhor Desidério Silva e também do Presidente do CIBECEM, Professor António de Sousa, da Universidade de Évora.

O próximo XX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial terá lugar em novembro de 2018 e será organizado pela Universidade de Huelva.

A equipa coordenadora do Seminário agradece a todos os participantes o seu precioso  contributo para o enriquecimento deste evento. Obrigada! Gracias!