Marketing

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Área Temática
Economia, Gestão e Turismo
 
Apresentação

Objetivos

  • Desenvolver estratégias, métodos e instrumentos de intervenção no âmbito do marketing
  • Gerir e prever o comportamento dos vários agentes intervenientes nos processos de marketing
  • Dotar os alunos de fundamentos técnicos e científicos para a implementação de ações criativas e inovadoras
  • Capacitar a formulação de respostas eficientes a problemas colocados no contexto de produtos e serviços
  • Identificar oportunidades e organizar os recursos necessários ao seu aproveitamento numa ótica de mercado
  • Analisar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos e serviços
  • Criar as competências teórico-práticas durante o 1.º ciclo (licenciatura) que possibilitem evoluir para uma especialização ao nível do 2.º ciclo (mestrado)

Os estudantes deste curso têm, também, a oportunidade de realizar estágios extracurriculares, que lhes permitem ter os primeiros contactos com o mundo empresarial e testarem a sua orientação vocacional. Este modelo de estágio pode ser efetuado desde o primeiro ano, tem uma duração mínima de quatro semanas e figura no certificado do estudante como uma unidade curricular extracurricular. O estudante pode realizar um estágio extracurricular em todos os anos da licenciatura e é também acompanhado por um orientador obtendo avaliação qualitativa por parte da entidade e da ESGHT.

Legislação Aplicável

Alterado em 2020 (Aviso 10073/2020, DR, 2ª s, n.º 129 de 6 de julho)

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e/ou concursos especiais.
 
Saídas Profissionais
  • Gestor de produto
  • Gestor de marcas
  • Gestor de clientes (“key account”)
  • Gestor de vendas
  • Gestor comunicação, de merchandising e de relações públicas
  • Gestor de publicidade (planeador de meios, supervisor de contas)
  • Gestor de marketing digital
  • Gestor de comércio eletrónico (“e-commerce”)
  • Gestor comercial
  • Analista de mercado ("market researcher")
  • Consultor de Marketing

"Foi um privilégio estudar na Universidade do Algarve. Marketing não foi apenas um curso, foi um percurso. A verdade é que ‘O Futuro também se faz a Sul’."

Catarina Vasconcelos

Marketing