CRESC Algarve 2020 aprova dois projetos estratégicos na área do Turismo e Lazer
A Comissão Diretiva do Programa Operacional do CRESC Algarve 2020 aprovou para financiamento 2 projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, submetidos por investigadores integrados no CinTURS que envolvem docentes/investigadores da Escola e são eles:
- HoST Lab - Hospitality, Sustainability and Tourism Experiences Innovation Lab, que conta com as colegas Alexandra Rodrigues Gonçalves, na qualidade de IR (CinTurs/ESGHT UAlg) e Célia Ramos, na qualidade de Co-IR (CinTurs/ESGHT UAlg), e com os colegas Paula Guerreiro Martins (CiTUR Algarve/CinTurs/ ESGHT UAlg), Ana Isabel Martins (ESGHT UAlg), Carlos Monteiro (ESGHT UAlg), Manuel Serra (ESGHT UAlg), Carimo Rassal (ESGHT UAlg), Célia Quintas (MED/CinTurs/ISE UAlg), Isabel Ratão (ISE UAlg) e Patrícia Nunes (ISE UAlg), na qualidade de membros da equipa de investigação.
O HoST Lab será um espaço de referência de investigação e desenvolvimento aplicado ao turismo culinário e às experiências eno-gastronómicas associadas à Dieta Mediterrânica, que irá estudar as determinantes da experiência e a atmosfera dos lugares, promovendo a avaliação sensorial junto dos turistas e dos stakeholders, de novos produtos e serviços (com base em recursos e produtos de base local, como os cereais, a oliveira, a vinha e outros alimentos) e potenciando a qualificação e a diversificação do Algarve como destino turístico sustentável. A investigação a desenvolver inclui a análise da viabilidade e sustentabilidade económico-financeira a partir da criação de indicadores de referência para avaliar o impacto económico tangível destas novas ofertas (economic nutrition label).
- MONITUR - Observation and monitoring of the Algarve tourist destination: contributions for its sustainable development, que conta com os colegas João Albino Silva, na qualidade de IR (CinTurs/FE UAlg) e Luís Pereira, na qualidade de Co-IR (CinTurs/ESGHT UAlg), e com os colegas Jorge Andraz (CEFAGE/CinTurs/FE UAlg), Rui Nunes (CinTurs/FE UAlg), Pedro Pintassilgo (CEFAGE/CinTurs/FE UAlg), Manuela Guerreiro (CinTurs/FE UAlg), Dora Agapito (CinTurs/FE UAlg), Patrícia Pinto (CinTurs/FE UAlg), Margarida Santos (CinTurs/ESGHT UAlg), Joel Guerreiro (SI UAlg), Hugo Barros (CRIA UAlg/ CinTurs) e Sofia Vairinho (CRIA UAlg/CinTurs), na qualidade de membros da equipa de investigação.
Este projeto de investigação tem como objetivo a construção de um modelo de avaliação para medir e monitorizar o desenvolvimento do turismo no Algarve, complementado com o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão como instrumento central de observação e monitorização contínua das dinâmicas da atividade turística na região.
No caso do HoST Lab será uma importante oportunidade para a criação do Laboratório de Investigação aplicado à Hotelaria, em particular associado aos elementos da Dieta Mediterrânica, num espaço integrado na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, que conta com a participação e o apoio de colegas do ISE.
A Direção da ESGHT dá os parabéns aos investigadores que integram as equipas dos projetos e deseja votos do maior sucesso.