Programas Internacionais

A mobilidade de estudantes, docentes e investigadores constitui-se como uma das prioridades estabelecidas no Processo de Bolonha, que visa a criação de um Espaço Europeu do Ensino Superior, tendo por objetivos reforçar a competitividade e atratividade da educação superior europeia e promover a empregabilidade dos jovens. Num mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de flexibilidade e capacidade de adaptação à mudança, a mobilidade constitui uma oportunidade de  enriquecimento pessoal, académico e profissional e uma ferramenta importante no combate aos desafios colocados pela crise económica e financeira.

O número de alunos em mobilidade na ESGHT, tanto os que nos visitam oriundos de outros países, como os nossos estudantes que optam por realizar parte dos seus estudos no estrangeiro, tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos.

Os alunos interessados em realizar períodos de estudo na Europa poderão candidatar-se ao Programa Erasmus+, que permite a frequência de um semestre ou um ano letivo numa das muitas instituições de ensino superior europeias com as quais a Universidade do Algarve estabeleceu acordos bilaterais. Ao abrigo do Programa Erasmus+, os alunos poderão também realizar um estágio curricular ou extracurricular dentro do espaço comunitário europeu.

Os alunos interessados em estudar fora da Europa (nomeadamente no Brasil) poderão também fazê-lo em instituições de ensino superior com as quais a Universidade do Algarve tenha protocolo estabelecido.

Existe ainda a possibilidade de realizar um período de estudos noutra instituição de ensino superior portuguesa, acedendo ao Programa Vasco da Gama (no caso de uma instituição de Ensino Superior Politécnico) ou ao Programa Almeida Garrett (para uma instituição de Ensino Superior Universitário).

N.º de estudantes Outgoing e Incoming

No ano letivo de 2014/2015 a ESGHT recebeu 104 estudantes estrangeiros e enviou 26 estudantes para universidades estrangeiras.

Mobilidades  Outgoing de 2006/2007 a 2016/2017


Mobilidades  Incoming de 2006/2007 a 2016/2017

Desde 2006-07, a ESGHT tem enviado alunos para os seguintes países (por ordem decrescente): Espanha, Polónia, Holanda, Brasil, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Portugal, República Checa,França, Áustria, Finlândia, Grécia, Letónia, Turquia, Itália, Croácia, Noruega, Dinamarca, México. A ESGHT tem também enviado alunos para outras instituições de ensino superior portuguesas, ao abrigo dos programas de mobilidade nacional.

No ano de 2016/2017, a ESGHT recebeu estudantes provenientes da Alemanha, Brasil, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Letónia, México, Polónia, Reino Unido e Roménia.No ano de 2014/2015, a ESGHT recebeu estudantes provenientes do Alemanha, Bielorrússia, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Letónia, Moldávia, Polónia, República Checa, Ucrânia, Eslovénia, Filândia, Peru, Roménia, Turquia e Portugal (Mobilidade Interna).

Mobilidade de professores (docência/investigação)

No ano de 2016/2017 a ESGHT recebeu nove docentes da Espanha, um docente da Finlândia, um docente da Polónia e um docente da República Checa.

Consulte mais informações sobre os programas de mobilidade da UAlg .