
Carimo Hassam Rassal
Professor adjunto convidado
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Project Manager @KIPT
Currently serving as a Project Manager at KIPT COLAB, a Collaborative Laboratory for Innovation in Tourism, he actively contributes to advancing the field through his expertise and research. Concurrently, he holds a Visiting Adjunct Professor position at the University of Algarve, enriching the academic community with his knowledge and experience.
With a research affiliation at CEFAGE - the Center for Studies and Advanced Training in Management and Economics at the University of Évora, and CEIA - the Center for Applied Studies and Research of ISEC Lisboa, he actively collaborates in the pursuit of academic excellence. Boasting over 25 years of experience in the field, he is regularly sought after as an expert consultant for institutional and business projects nationally and internationally. His key areas of expertise include strategic consulting, training, and human resources development within the tourism and hospitality sectors.
Atividades
Atividades
2016/11/04 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Ciclo de Palestras em Turismo e Hotelaria. Alojamento Turistico, Transportes e Operações .
2022 - 2023. Arbitragem científica em conferência. ICMTT´23 - The 2023 International Conference on Management, Tourism an Technologies. Colombia .
2023 - Presente. Arbitragem científica em revista. Journal of Hospitality and Tourism Management . CAUTHE (Council for Australasian Tourism and Hospitality Education Inc.).
Membro de associação. Associação dos Diretores de Hotel de Portugal . Docente Associado .
2023/07/11 - 2023/07/11. Participação em evento. Keynote Speaker with the presentation "The Art of Hotel Orchestration: Operational Management for an Unforgettable Stay.". Seminário. Projeto "BIP - Redes Invisíveis” . Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
2023/03/02 - Presente. Participação em evento. Moderador Mesa Redonda "São os recursos humanos o asset mais importante das Escolas?". Congresso. Congresso Anual Júnior. Associação dos Diretores de Hotel de Portugal .
2020/09 - 2023/02. Comissão de avaliação. Membro comissão de seriação candidatos internacionais. Instituto Superior de Educação e Ciências.
2020/09 - 2023/02. Comissão de avaliação. Membro comissão de seriação candidatos maiores de 23 anos . Instituto Superior de Educação e Ciências.
2020/09 - 2023/02. Comissão de avaliação. Membro comissão de seriação candidatos CTESP . Instituto Superior de Educação e Ciências.
2022 - Presente. Arbitragem científica em conferência. TMS ALGARVE 2022: SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT. Algarve.
2022 - Presente. Outro júri / avaliação. Prémios AHRESP 2022. AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal..
2022/11/10. Júri de grau académico. Estratégias para atenuar a sazonalidade: relatório de estágio no Wyndham Grand Algarve. Arguente principal. Adriana Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2022/10 - Presente. Orientação. A internet das Coisas (IdC) e a Geração Z : Encontros e Desencontros na Hotelaria .Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2022/10 - Presente. Orientação. As implicações do metaverso na indústria Hotelaria: Umestudo exploratório.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2022/10/05 - Presente. Participação em evento. Keynote Speaker | The Metaverse in Tourism & Hospitality Industry . Conferência. The Metaverse in Tourism & Hospitality Industry Webinar by IBERA . IBERA-International Top Leaders and Researchers Network.
2021/10 - 2022/09. Orientação. Os desafios da gestão operacional na hotelaria de 5 estrelas no Algarve.Caso de estudo: Cascade Wellness Resort.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2021/10 - 2022/09. Orientação. A Análise de Sentimentos na Hotelaria em Portugal: Caso de Estudo em Hotéis de 4 e 5 Estrelas a Operar em Regime Tudo Incluído..Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2021/10 - 2022/09. Orientação. A Geração Alpha e a Hotelaria..Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2021/10 - 2022/09. Orientação. Hotels Service Quality Assessment: The Generation Z Perspective.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2022/09 - Presente. Orientação. As determinantes daqualidade de serviço nos empreendimentos turísticos em Portugal: caso de estudo geração Z..Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2021 - Presente. Comissão de avaliação. Avaliador Académico CAE - Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde. Agência Reguladora do Ensino Superior .
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Contemporary Hospitality Management . Emerald Publishing .
2021. Júri de grau académico. Implicações da Satisfação dos Clientes no Aumento das Receitas em Empresas Hoteleiras. O Caso Pratico do Golden Beach Guesthouse. Arguente principal. Dário Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora da iniciativa Push4Tourism by Turismo de Portugal. https://push4tourism.pt. Membro. Gesentrepreneur .
2019 - 2020. Orientação. A evolução organização do departamento de operações numa cadeia hoteleira nacional. Caso de estudo Details Hotels & Resorts SA.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Anantara Hotels & Resorts: A gestão operacional integrada.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. A Importância da comunicação interdepartamental na gestão e sucesso das organizações: caso de estudo AP Hotels & Resorts.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. A Gestão Operacional em Hotelaria: Caso de Estudo Martinhal Quinta Family Resort.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2020/11/27. Júri de grau académico. Gestão de F&B e Eventos na Solverde Casino de Vilamoura - Orcamentação e Processo Organizacional de um Evento. Arguente principal. Catarina Almeida de Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/10 - 2020/09. Orientação. Os Desafios da Gestão Operacional em Hotelaria: Caso de Estudo AP Hotels & Resorts. Orientador.
2019/10 - 2020/09. Orientação. O Contributo do Gestor de Canais para a Produtividade de Reservas de Alojamento e o seu Impacto na Gestão da Receita.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019/10 - 2020/09. Orientação. Relatório de Estágio Hotel Waldorf Astoria Amsterdam.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019/10 - 2020/09. Orientação. Gestão das Operações na Hotelaria 5 Estrelas: Monte da Quinta Resort/ Wyndham Grand Algarve.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019/10 - 2020/09. Orientação. Gestão de Comidas e Bebidas e Eventos no Hotel Vila Porto Mare.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2019 - Presente. Comissão de avaliação. AVALIADOR EXTERNO (CAE) - A3ES. A3ES - AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.
2018/10 - 2019/07. Orientação. Hotel Fairmont Rey Juan Carlos - Os desafios de uma gestão integrada no departamento de reservas .Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2018 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista dos Algarves. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve..
2017/10 - 2018/09. Orientação. O contributo da sinergia departamental nas operações hoteleiras para a prossecução dos indices de satisfação de clientes, o caso Sana Hotels.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2018/07 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora da iniciativa Tourism Creative Factory by Turismo de Portugal. http://franciscobanha.com/2018/07/24/tourism-creative-factory-demoday/ . Gesentrepreneur .
2017 - Presente. Outro júri / avaliação. Premios Allumni UALG . Universidade do Algarve.
Membro de associação. Ordem dos Contabilistas Certificados . Contabilista Certificado .
Projetos
Projetos
2021 - Presente. HoST Lab - Laboratório de Inovação em Hospitalidade, Sustentabilidade e Experiências Turísticas 72592 - HoST Lab, CRESC Algarve 2020 . Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar.
2023/04 - 2023/06. Segunda Prova do Campeonato Nacional de Aquabike - O impacto nos media, no desporto, na economia e na sociedade. Investigador. KIPT COLAB.
2023/03 - Presente. Quiet Quitting in Tourism . Investigador. KIPT COLAB.
2023/03 - Presente. PRR INTERFACE, Next Generation EU . Investigador. KIPT COLAB.
2023/03 - Presente. Motivações para uma Carreia no Turismo e Hospitalidade. Investigador. KIPT COLAB.
2023/03 - Presente. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO FUTURO. Investigador. KIPT COLAB.
2023/03 - Presente. INCoDe.2030 LEVANTAMENTO NACIONAL DE INICIATIVAS DE CAPACITAÇÃO DIGITAL. Investigador. Deloitte.
2023/03 - Presente. Observatório do Emprego Turístico. Investigador. KIPT COLAB.
2022 - Presente. Consumer Behavior in Hospitality : Welcome Gen Z . Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
2022 - Presente. Vision characteristics and service quality in hospitality. An exploratory study in Portuguese hotels, I&D. Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
2022 - Presente. Vision characteristics and academic performance in higher education, ISEC I&D 2022 . Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
Produções
Rassal, Carimo; Correia, Antónia; Serra, Francisco. 2023. "Understanding Online Reviews in All-Inclusive Hotels Servicescape: A Fuzzy Set Approach". Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 24 (1): 1-28. https://doi.org/10.1080/1528008x.2023.2167761
Rassal, Carimo; Correia, Antonia; Serra, Francisco Manuel Dionísio. 2023. "Exceeding Expectations: Mastering All-Inclusive Hospitality and Cultivating Enduring Guest Loyalty". Trabalho apresentado em ATMC2023: 9th Advances in Tourism Marketing Conference, Bordeus , França,06 de setembro, 2023.
Rassal, Carimo. 2023. "Best Practices of Social Entrepreneurship in Restaurant Business: A Case Study of D'Bacalhau". Em Case Studies in Innovation & Entrepreneurship in Tourism.
Rassal, Carimo; Beckmann, L; Antonio, Nuno. 2022. "Sentiment Analysis in All- Inclusive Hotels & Resorts in Portugal ". Trabalho apresentado em 2nd Tourism and Hospitality Networking (RESNET) Conference, Istambul , Turquia,06 de setembro, 2022.
Rassal, Carimo; Hou, Ana. Autor correspondente: Hou, Ana. 2022. A Importância da Comunicação Interdepartamental na Gestão e Sucesso das Organizações: Caso de Estudo AP Hotels & Resorts. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/yt8w-7951
Rassal, Carimo. "A formação profissional e a Geração Z – desafios e oportunidades. Turismo de Portugal. ". Turismo de Portugal , 14 de outubro, 2022. https://escolas.turismodeportugal.pt/novidade/a-formacao-profissional-e-a-geracao-z-desafios-e-oportunidades/
Rassal, Carimo; Moreira, L. 2021. "O ensino do empreendedorismo com recurso à gamificação num curso superior de gestão hoteleira – o caso da geração Z ". Em 7.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 315-324. Aveiro , Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia.
Correia, Antonia. 2020. Turismo e Hospitalidade de A a Z. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa , Portugal: Almedina. https://www.almedina.net/turismo-e-hospitalidade-de-a-a-z-1588581429.html
Rassal, Carimo; Lourenço, A ; Coelho, B; Chaves, P. Autor correspondente: Rassal, Carimo. 2019. "Understanding the service operating procedures effects in eWOM". Trabalho apresentado em International Research Networking Conference for Hospitality and Tourism , Viseu , Portugal, 1 (1), 13-15.
Rassal, Carimo; Rafael, L. ; Moura, C. 2019. "Where are my guests? (Un) Loyalty in 5* hotels". Trabalho apresentado em International Research Networking Conference for Hospitality and Tourism , Viseu , Portugal, 16-17.
Rassal, Carimo; Correia, A; Serra, F. 2019. "The eWOM effects on service performance in hospitality ". Em Experiential Consumption and marketing in tourism with a Cross-Cultural Context, 101-121. Goodfellow Publishers Limited. https://www.goodfellowpublishers.com/free_files/Chapter%207-dad1fa5735060cae3e98a710973a7f25.pdf
Rassal, Carimo; Correia, A. ; Serra, F. 2018. "Smart(er) All Inclusive Destinations in Tourism". Em 10th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure Proceedings , 139-144. Turquia.
Alcofado,E. ; Serra, M.; Guerreiro, A; Rassal, Carimo. 2018. ""Yield Management na Restauração baseado na perspetiva “Early bird” e “Night owl”: uma análise do evento gastronómico “Rota de Tapas” em Faro". ". Em Preceedings TMS Conference 2018. Algarve, Portugal.
Rassal, C. . 2018. "All Inclusive (AI) Uma Promessa para o Centro de Portugal". Em Turismo no centro de Portugal : potencialidades e tendências, 299-320. Afeganistão: Actual .
Oliveiro, M.G; Correia, A; Rassal, Carimo. 2018. "The Culture of Smart Destinations". Trabalho apresentado em II Smart Tourism Congress CETT-UB, Barcelona, Barcelona, Espanha,2018.
Rassal, Carimo; Correia, A; Serra, F. 2018. "Fatores determinantes na fidelização de clientes em regime tudo incluído: uma abordagem através do modelo de regressão binária logit.". Trabalho apresentado em 6th Doctoral Consortium | CEGAGE | Universidade de Évora, Évora, Portugal,2018.
Rassal, Carimo. 2018. "Fatores Determinantes na Fidelização de Clientes em Regime Tudo Incluído: Uma abordagem através do modelo de regressão binaria (LOGIT).". Trabalho apresentado em Doctoral Consortium 2018, Evora, Portugal,25 de maio, 2018.
Rassal, Carimo. 2017. "Healthy, Tasty and Sustainable Mediterranean Food. UMAMI Taste and Polyphenols of Twiggy Glasswort (Salicornia ramosissima)". Em International Congress on Engineering and Sustainability in the XXI Century, 191-198.: Springer, Cham .
Moura, C; Rassal, Carimo. 2017. "Customer relationship management (CRM) em hotelaria – O estado da arte". Em Book of Abstracts.
Rassal, Carimo; Correia, Antonia; Serra, Francisco Manuel Dionísio. 2017. "Implicações do Sistema All Inclusive na Fidelização de Clientes: Caso de Estudo em Hotéis do Concelho de Albufeira". Em 7th Advances in Tourism Marketing Conference (ATMC).
Rassal, Carimo. "O contributo da Formação para os Resultados – O caso da Restauração". Boletim do Empresário AEQV., 02 de janeiro, 2017. https://www.aeqv.pt/aeqv/uploads/2017/07/boletim-aeqv-janeiro2017.pdf
Rassal, Carimo; Oliveira M. Autor correspondente: Oliveira M. 2016. "A importância da Dieta Mediterrânica - Património Cultural Imaterial, enquanto instrumento minimizador dos efeitos da sazonalidade, nos serviços de restauração na zona histórica de Faro". Trabalho apresentado em VII Postgraduate Conference Management ,Hospitality & Tourism 2016, Faro , Portugal,15 de julho, 2016.
Rassal, Carimo Hassam. 2013. "Implicações do sistema All Inclusive na fidelização de clientes: caso de estudo em hotéis do Concelho de Albufeira". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8043