Silhueta de pessoa indiferenciada

Célia Maria Quitério Ramos

Professor coordenador com agregação
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Unidade ID externa
Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Célia Maria Quitério Ramos holds a PhD in Quantitative Methods applied to Economics and Management, in the specialty of Econometrics, by the University of Algarve. Master in Electrotechnical and Computer Engineering by Instituto Superior Técnico. Graduated in Computer Engineering from the University of Coimbra. Also, is an integrated researcher of CinTurs (Research Center for Tourism, Sustainability and Well-Being (www.cinturs.pt).Holds a Professional Diploma in Digital Marketing from Digital Marketing Institute in Dublin, Ireland. She is Coordinator Professor at School for Management, Hospitality and Tourism, also in the UALG, where she lectures computer science, mainly Information Systems, Business Intelligence, Information Systems for Management Support Decision. Celia was the President of the Pedagogical Council, since 2017 until 2021, Director of the degree in Marketing and member of the coordination of the master's degree in Hospitality Management, from September 2015 to October 2019, of the School of Management, Hospitality and Tourism. on systems, big data, business intelligence, data analytics, smart tourism, sentiment analysis, machine learning, social media marketing, econometric modeling and panel-data models. Célia Ramos has published in the fields of information systems, marketing and tourism, namely, she has authored book chapters, conference papers and journal articles. At the level of applied research, she has participated in several funded projects. Also, she is reviewer of many international journals.

Atividades

Atividades
2018 - Presente. Organização de evento. TMS Algarve 2018 Management Studies International Conference (2018). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Sócia.
2023/01/19. Apresentação oral de trabalho. The online destination image as portrayed by the UGC on social media and its impact on tourists’ engagement: insights from Algarve, Portugal.. International Marketing Trends Conference 2023, Paris, 19-21 January.. IMTC (Paris, França).
2023/01/19. Apresentação oral de trabalho. Residents pro-tourism behaviour as a trigger for destination branding engagement: the Algarve case. . International Marketing Trends Conference 2023, Paris, 19-21 January.. IMTC (Paris, França).
2022/10/01 - 2023/11/30. Organização de evento. Presidente da Comissão de Programa da CAPSI 2023 (23.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação) (https://capsi2023.apsi.pt/index.php/pt/m23-conferencia/m23-comissoes) (2023). Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
2022/09/01 - 2023/10/31. Orientação. How TikTok Influences the Videos Ads Format and Generation Z.Mestrado em Management (Mestrado). Coorientador.
2021/09/01 - 2023/01/09. Orientação. O poder do marketing de conteúdo e a sua influência no digital na construção da marca, no Instagram e Facebook.Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2023/09/26. Apresentação oral de trabalho. Análise de sentimentos e emoções associadas à Dieta Mediterrânica. . Seminário Internacional Experiences on Hospitality, Sustainability and Tourism Innovation. Faro, 26 de setembro de 2023.. ESGHT - Universidade do Algarve. (Faro, Portugal).
2023/07/23. Apresentação oral de trabalho. Machine Learning in Health and Wellness Tourism. . HCI INTERNATIONAL 2023 25TH International Conference On Human-Computer Interaction, Copenhaga - Dinamarca, 23 a 28 de julho de 2023.. HCII (Copenhaga, Dinamarca).
2021/09/01 - 2023/07/23. Orientação. , Sentiment analysis applied to tourism: exploring the Tourist Generated Content in the case of a wellness tourism destination.Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas (Mestrado). Orientador.
2023/06/23. Apresentação oral de trabalho. Using Identity and Access Management Systems in Hotels: Evidence from Algarve, Portugal.. International Conference In Information Technology And Education, Manaus - Brasil, 29 a 30 de junho de 2023.. ICITE (Manaus, Brasil).
2022/09/01 - 2023/06/22. Orientação. Social Media Content Engagement In Wine Tourism. Insights From Instagram.Mestrado em Management (Mestrado). Coorientador.
2023/05/06. Apresentação oral de trabalho. Identity and Access Management in Tourism and Hospitality.. 4th International Conference on Tourism Technology & Systems, ICMTT´23 - The 2023 International Conference on Management, Bogotá - Colombia, 4 a 6 de maio de 2023.. ICMTT (Bogotá, Colômbia).
2023/04/04. Apresentação oral de trabalho. Profiling the motivations of wellness tourists through hotels services and travel characteristics.. WorldCIST'23 - The 2023 World Conference on Information Systems and Technologies, Pisa - Itália, 4 a 6 de abril de 2023. . WorldCIST (Pisa, Itália).
2023/02/25. Apresentação oral de trabalho. Machine-Learning Holistic Review in Tourism and Hospitality. . The International Conference On Global Economic Revolutions (ICGER 2022), Sharjah - United Arab Emirates, 25 a 26 de fevereiro de 2023.. ICGER (Sharjah, Emiratos Árabes Unidos).
2021/09/01 - 2023/02/10. Orientação. Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining – uma análise empírica.Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2021/09/01 - 2022/11/28. Orientação. The Influence of Business Intelligence and Analytics on Performance of Tourism and Hospitality Companies.Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas (Mestrado). Orientador.
2022/01/01 - 2022/11/18. Organização de evento. TMS Algarve 2022 - Track Diretor in Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, de 16 a 18 de novembro de 2022. (2022). Universidade do Algarve.
2022/11/16. Apresentação oral de trabalho. Knowledge management and intellectual capital indicators in the management of tourism activity.. Tourism & Management Studies International Conference 2022, Olhão, de 16 a 18 de novembro de 2022. . TMS (Olhão, Portugal).
2022/11/16. Apresentação oral de trabalho. Health and well-being tourists. . Tourism & Management Studies International Conference 2022, Olhão, de 16 a 18 de novembro de 2022. . TMS (Olhão, Portugal).
2022/11/16. Apresentação oral de trabalho. A imagem experiencial do destino turístico: uma abordagem qualitativa junto dos turistas no Algarve. . Tourism & Management Studies International Conference 2022, Olhão, de 16 a 18 de novembro de 2022. . TMS (Olhão, Portugal).
2022/02/01 - 2022/09/24. Organização de evento. Comissão Organizadora do IV Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (ER2P) – Efective Learning in Higfher Education – Sharing Experiences, realizada em Setúbal - IPS, de 23 a 24 de setembro de 2022. (2022). Instituto Politécnico de Setúbal.
2022/09/01. Apresentação oral de trabalho. Using Sentiment analysis to pull smart insights from Tourism data.. International John Mc Carthy AI Summer School 01 & 02 September 2022, Irlanda. International John Mc Carthy AI Summer School (Irlanda).
2022/02/05 - 2022/09/01. Organização de evento. DSAI2022 - Session Organizer (special track) in 10th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Human-Machine Cooperation: Enhancing accessibility, sustainability and fighting Infoexclusion, 31 agosto a 1 de setembro de 2022, Lisboa, Portugal. (2022).
2022/08/31. Apresentação oral de trabalho. Technological Innovations and Effects on Online Shopping.. 10th International Conference DSAI 2022, 31 de agosto, 2022, Lisboa. DSAI (Lisboa, Portugal).
2022/08/24. Apresentação oral de trabalho. The contagious effect of Covid-19 on residents perceptions of tourism impacts. The case of Algarve, Portugal.. International Conference on Tourism and Business ICTB Lucerne, 24 - 27 August 2022, Switzerland.. International Conference on Tourism and Business ICTB (Lucerne, Suiça).
2022/04/07. Apresentação oral de trabalho. O Efeito «Contagiante» da Covid-19 na Perceção dos Residentes sobre os Impactos Socioculturais do Turismo no Algarve .. I Jornadas da Secção Temática Sociologia do Turismo da APS - 7,8 e 9 de abril, 2022.. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. (Faro, Portugal).
2020/09 - 2022/01. Orientação. Opinion mining and sentiment analysis: Algarve's online tourist generated content..Gestão de Marketing (Mestrado). Orientador.
2020/05 - 2021/12. Orientação. Destination Image online analyzed through user generated content. A systematic literature review..Management (Mestrado). Coorientador.
2021/11/04. Apresentação oral de trabalho. Business Intelligence Approach and Sentiment Analysis as a Management Strategy Applied to Study Customer Satisfaction in the Hospitality Sector.. International Conference on Tourism Technology & Systems - ICOTTS´2021. (online). ICOTTS (Cartagena das Índias, Colômbia).
2020/09 - 2021/11. Orientação. O Impacto das Social Media no Setor Hoteleiro.Turismo (Mestrado). Orientador.
2021/07/26. Apresentação oral de trabalho. Social Network Behavior, from Information Search to Purchase: The Case of Generation X and Millennials. (online). Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2021. HCII (Washington, Estados Unidos).
2019/09 - 2021/02. Orientação. A importância na utilização das mídias sociais no processo de tomada de decisão de viagem.Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2020/11/06. Apresentação oral de trabalho. Business Intelligence challenges applied in a transfer company. . T-Forum 2020 Global Conference. Universidade do Algarve.
2020/10/18. Apresentação oral de trabalho. Business Intelligence in the tourism industry.. International e-Symposium on “Current issues in Tourism”..
2020/07/21. Apresentação oral de trabalho. The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent. . Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2020..
2018/09 - 2020/01. Orientação. Plano de Marketing Faro Albacor Residence: O Estudo de Caso de uma Unidade de Alojamento Local.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2018/09 - 2020/01. Orientação. A Gestão de Recursos Humanos no VILA VITA Parc Resort & Spa.Gestão de Recursos Humanos (Mestrado). Orientador.
2019/10. Apresentação oral de trabalho. Customer Experience Journey in Social Networks: Analysis of cohorts behavior. . INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019.
2019/07. Apresentação oral de trabalho. The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of the Elderly Users.. Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2019.
2019/02. Apresentação oral de trabalho. O Papel das TIC no envolvimento do Turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos. . III International Forum on Management.
2019 - 2019. Organização de evento. X Post-Graduate Conference (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017/09 - 2018/12. Orientação. Areias Village: Uma nova imagem digital.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2018/11. Apresentação oral de trabalho. A comunicação da informação turística através das redes sociais: Análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas. . TMS ALGARVE 2018 – Tourism & Management Studies Internacional Conference.
2018/02. Apresentação oral de trabalho. The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users. II International Forum on Management.
2018/02. Apresentação oral de trabalho. The ITC in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement. II International Forum on Management.
2018 - 2018. Organização de evento. II International Forum on Management, subordinado ao tema ¿Global management: From theory to practice. (2018). Universidade do Algarve.
2018 - 2018. Organização de evento. 8th International Conference on Software Developmen and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2018). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2017/11. Apresentação oral de trabalho. Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa. XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial, CIBECEM.
2017/10. Apresentação oral de trabalho. Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media. INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE .
2017/05. Apresentação oral de trabalho. An Innovative management for tourism organizations through reputational intelligence. II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots. II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. The perception of ICT in the Touristic Activity. 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge.
2015/09 - 2017/04. Orientação. A experiência Turística nas Redes Sociais: Motivações, Implicações e Impactes da Geração de Conteúdos.Marketing Turístico (Mestrado). Orientador.
2017/02. Apresentação oral de trabalho. La Percepción de las TIC’s en la actividad turística hoy. III International Conference Scientific-Professional of Cultural Tourism “El Turismo Patrimonial en el Espacio Cultural Cultural Iberoamericano.
2017 - 2017. Organização de evento. VIII Post-Graduate Conference (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017 - 2017. Organização de evento. XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016/11. Apresentação oral de trabalho. Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para divulgação do Património Cultural e Religioso. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference.
2016/11. Apresentação oral de trabalho. Marketing Intelligence – A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference.
2014/09 - 2016/05. Orientação. As Redes Sociais Online na Hotelaria.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2016/03. Apresentação oral de trabalho. A Religious Tourism Experience Framework. II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA.
2016 - 2016. Organização de evento. VII Post-Graduate Conference (2016). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016 - 2016. Organização de evento. 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2016). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2016 - 2016. Organização de evento. TMS Algarve 2016 Management Studies International Conference (2016). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2013/09 - 2015/06. Orientação. A criação de uma Empresa: Reserva Online – Agência de Marketing Digital.Marketing (Mestrado). Orientador.
2015/05. Apresentação oral de trabalho. Rotas Tecnológicas de Turismo Religioso. , I Conferência Internacional de Turismo & História – Produtos Turístico-culturais.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve. TMS ALGARVE 2014 –Management Studies Int. Conf.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Segmentação e valorização de Clientes Através das metodologias RFM e CLV. TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Extracting information from massive web content data, Semantic Web. Tourism & Management Studies International Conference.
2014/06. Apresentação oral de trabalho. Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo. XXVIII Congresso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura.
2014 - 2014. Organização de evento. TMS Algarve 2014 Management Studies International Conference (2014). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2013/11. Apresentação oral de trabalho. Utilização de Medidas se Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição – Aplicação ao Setor Hoteleiro. TMS Management Studies International Conference.
2013 - 2013. Organização de evento. TMS Algarve 2013 Management Studies International Conference (2013). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2012/11. Apresentação oral de trabalho. Analysis of ICT in tourism demand in countries of the European Community. International Conference on Tourism & Management Studies.
2012/06. Apresentação oral de trabalho. The importance of ICT on Tourism Demand: A Panel Error Correction Model Approach. Advanced Research Workshop in Tourism Economics (ARWTE 2012).
2012. Apresentação oral de trabalho. A Modelação do efeito das TIC na procura turística com modelos corretores de erro aplicados a dados em painel. CICLO DE SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO 2012/2013, CEFAGE.
2011/10. Apresentação oral de trabalho. Análise da procura turística através de Modelação Dinâmica de Dados em Macro Painel. International Conference on Tourism & Management Studies.
2011/06. Apresentação oral de trabalho. Dynamic Panel Data Tourism Demand Models. UNWTO Forum Tourism and Science: Bridging theory and practice.
2011/06. Apresentação oral de trabalho. Tourism Demand Modelling witgh Macro Panel Data. Symposium on Recent Advances in Methods for the Analysis of Panel Data.
2011/04. Apresentação oral de trabalho. Analysis of Tourism Demand through Time Series in Panel Data. 4th International Conference Advances in Tourism Economics.
2010/11. Apresentação oral de trabalho. The importance of Online Tourism Demand. 10th International Forum on Tourism Statistics 2010.
2010/06. Apresentação oral de trabalho. Análise e Previsão da Procura Turística efectuada online. I Seminário de Doutorandos da ESGHT 2010.
2010/03. Apresentação oral de trabalho. Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística. Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística.
2008/11. Apresentação oral de trabalho. Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: Características, Potencialidades e Desafios. IASK International Conference – Global Management 2008.
2008/08. Apresentação oral de trabalho. Turismo Electrónico. X SEMINARIO HISPANO - LUSO DE ECONOMÍA EMPRESARIAL.
2008/06. Apresentação oral de trabalho. A Integração dos Sistemas de Informação e do Turismo, o caso IMPACTUR. 8ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
2007/06. Apresentação oral de trabalho. Sistema de Informação para os Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística (IMPACTUR) como experiência para Portugal. 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
2005 - 2005. Organização de evento. 11º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) (2005). Universidade do Algarve.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Sócia.
2000 - 2000. Organização de evento. X Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica (2000). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
1998/09. Apresentação oral de trabalho. GIS on Tourism Planning. GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information.
1998/09. Apresentação oral de trabalho. Tourism Planning Informatization. 38th Congress of the European Regional Science Association (ERSA).
1997/11. Apresentação oral de trabalho. Sistema de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico. Iªs Jornadas de Desenvolvimento Regional.
1997. Apresentação oral de trabalho. Sistema Informático de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico. Célia Maria Quitério Ramos. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (Faro, Portugal).

Projetos

Projetos
2022/01/02 - 2025/01/01. SHIFT (Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação). Investigador. Instituto Politécnico de Setúbal.
2020/01/01 - 2023/12/31. Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, 6817 - DCRRNI ID. Investigador. Universidade do Algarve.
2021/08/01 - 2023/06/30. Guest-IC - Guest Intelligence Chain . Investigador responsável. Universidade do Algarve - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar.
2021/01/01 - 2023/03/31. HoST Lab - Laboratório de Inovação em Hospitalidade, Sustenatbilidade e Experiências Turísticas . Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2019/07 - 2022/07. Projeto IMPACTUR-ALGARVE / Platform to monitor, predict and simulate the tourism competitiveness of the Algarve within the national territory and Spanish Mediterranean Basin, Aviso 01/SAICT/2018 . Investigador.
2019/01 - 2021/12. Projeto TurExperience: Impactos das experiências turísticas na imagem do destino: em busca de novas oportunidades para o Algarve (TurExperience) . Investigador.
2019/01 - 2021/12. Projeto RESTUR: Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve. Investigador.
2004/05 - 2019. IMPACTUR: Indicadores de Monitorização e Previsão da Atividade Turística. Investigador.
2016/01 - 2018/10. Projeto M5SAR - Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR) . Investigador.
2013/12 - 2015/06. Projeto SRM: Smart Revenue Management. Investigador.
2013/12 - 2014/12. Projeto FootData: Integrated information system for football. Investigador.
1999/11 - 2001/11. MAEPTIA Metodologia de avaliação ex ante de Projectos Turísticos com Impactes Ambientais. Investigador.

Produções

Cardoso, IR; Ramos, CMQ; Andraz, G. 2018. "The implementation of healthcare information systems: The role of commitment and usage in benefits achievement [A Implementação de Sistemas de Informação na Saúde: O papel do compromisso e utilização no alcance de benefícios]". Em Proceedings of the 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), , 1-6. Estados Unidos: IEEE. https://doi.org/10.23919/cisti.2018.8399205
Vallespin, M; Molinillo, S; Ramos, CMQ. 2018. "Who relies on mobile payment systems when they are on vacation? A segmentation analysis". TOURISM, 66 (1): 6-18.
Ramos, Célia M.Q.; Casado Molina, AM; Pelaez, JI. 2017. "Measuring air and terrestrial transport company reputation: Tourism intangibles expressed in the digital environment". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 5 (4): 443-462. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2010.01.002
Ramos, C.M.Q.; Martins, D.J.; Serra, F.; Lam, R.; Cardoso, P.J.S.; Correia, M.B.; Rodrigues, J.M.F.. 2017. "Framework for a hospitality big data warehouse: The implementation of an efficient hospitality business intelligence system". International Journal of Information Systems in the Service Sector, 9 (2): 27-45. https://doi.org/10.4018/ijisss.2017040102
Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.. 2017. "Tourism and Technology:: A Religious Tourist Experience Framework". Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 9 (1): 32-48. https://doi.org/10.18226/21789061.v9i1p032
Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. 2017. "Marketing Intelligence and Automation - An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". Em Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods, 402-411. Estados Unidos: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-58706-6_32
Rodrigues, João M.F.; Lessa, Joana; Gregório, Miguel; Ramos, Célia; Cardoso, Pedro J. S.. 2016. "An Initial Framework for a Museum Application for Senior Citizens". Em Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - DSAI 2016, 414-421. New York, Estados Unidos: ACM Press. https://doi.org/10.1145/3019943.3020002
Alves, Liliana; Antunes, Nuno; Agrici, Olga; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, Celia M. Q.. 2016. "Click Bait: You Won't Believe What Happens Next!". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 5 (2): 196-213. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213
Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia; Lanquar, Robert. 2016. "Augmented Reality for Smart Tourism in Religious Heritage Itineraries". Em Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, 245-278. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0435-1.ch010
Cascada, Pedro; Sousa, Carlos MR; Ramos, Célia MQ; Correia, Marisol B. 2015. "E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em Turismo". Egitania Sciencia, 16: 55-55.
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Rodrigues, João M. F.. 2015. "Opportunities, Emerging Features, and Trends in Electronic Distribution in Tourism". International Journal of Information Systems and Social Change, 6 (4): 17-32. https://doi.org/10.4018/ijissc.2015100102
Sousa, Carlos Manuel; Ramos, Célia Maria; Correia, Marisol Brito; Cascada, Pedro Miguel. 2014. "Segmentação e Valorização de Clientes Através das Metodologias RFM e CLV". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Henriques, Claúdia; Ramos, Célia MQ; Rodrigues, João MF. 2014. "Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Ramos, Célia Maria Quitério; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. 2014. "Tourism Demand Modelling and Forecasting: An Overview". Revista de Turismo Contemporâneo - RTC, 2 (2): 323-340.
Pinto, Marco Paula; Ramos, Célia Maria Quitério. 2014. "Mobile Marketing: A nova abordagem dos Marketeers e dos novos turistas". GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, 4 (5): 1376-1387.
Cascada, Pedro; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. 2014. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição: Aplicação ao Setor Hoteleiro". DosAlgarves. A Multidisciplinary e-journal, 23: 51-74.
Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. 2013. "Research Note: The Importance of Online Tourism Demand". Tourism Economics, 19 (6): 1443-1447. https://doi.org/10.5367/te.2013.0253
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. 2013. "The Importance of ICT for Tourism Demand: A Dynamic Panel Data Analysis". Em Quantitative Methods in Tourism Economics, editado por Physica-Verlag, 97-111. Physica-Verlag HD. https://doi.org/10.1007/978-3-7908-2879-5_6
Quitério Ramos, Célia Maria; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. 2011. "Os efeitos da Internet na atividade turística". Revista Gestão, Inovação e Tecnologias, 1 (2): 64-83. https://doi.org/10.7198/s2237-07222011000200006
Ramos, Célia MQ. 2010. "Sistemas de informação para a gestão turística". Revista Encontros Científicos-Tourism & Management Studies, 6: 107-116.
Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. 2008. "Sistemas de Informação para apoio ao Turismo, o caso dos Dynamic Packaging". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2: 25-35. http://hdl.handle.net/10400.1/1093
Ramos, Célia M.Q.; Perna, Fernando. 2007. "Information System for the Indicators of Monitoring and Forecasting of Touristic Activities (IMPACTUR) as experience for Portugal". Em Actas da 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 63-74. Portugal: Universidade Fernando Pessoa.
Canhoto, Pedro; Jesus, Marco; Ramos, Célia MQ. 2005. "Sistema de informação para a gestão de uma frota". DosAlgarves, 13: 8-14. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Ramos, Célia MQ. 1998. "Sistemas de informação no planeamento turístico". DosAlgarves, 3: 42-47. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Casado-Molina, Ana Maria; Universidad de Málaga, Facultad de Comercio y Gestión, Málaga, Spain; Ramos, Célia M.Q.; ESGHT & CIEO - University of the Algarve; Cabrera, Francisco; Universidad de Málaga, E.T.S.I. Informática, Málaga, Spain. 2018. "Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media". http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1085
Choupinha, R.; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. 2015. "Guest reputation indexes to analyze hotel’s online reputation using data extracted from OTAs". Em Proc. 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), in Recent Research in Applied Informatics, 50-59. Itália: Universidade de Salerno.
Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J. M. F.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. 2015. "Big data warehouse framework for smart revenue management". Em 3rd NAUN Int. Conf. on Management, Marketing, Tourism, Retail, Finance and Computer Applications (MATREFC '15), 13-22. Tenerife, Espanha.
Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, J. M. F.; Cardoso, Pedro J. S.. 2014. "Framework for the characterization of hotel websites". Em Proc. 13th Int. Conf. WWW/Internet 2014, 333-337. Porto, Portugal: IADIS – International Association for Development of the Information Society.
Cascada, Pedro; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.. 2014. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior". Revista de Turismo Contemporâneo – RTC, 2 (1): 136-160. http://hdl.handle.net/10400.1/6895
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. 2012. "Analysis of ICT in Tourism Demand in Countries of the European Community". Trabalho apresentado em TMS 2012 - Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Ramos, Célia M. Q.. 2012. "A influência das tecnologias de informação e de comunicação na procura turística: uma abordagem com dados em macro panel". Doutoramento. https://doi.org/10.13140/2.1.4203.2961
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. 2011. "Tourism demand analysis through dynamic modeling of macro panel data". Em Book of Proceedings of the International Conference on Tourism & Management Studies, Tourism & Management Studies, Special Issue Vol. II, 1185-1188. Faro, Portugal: ESGHT - UALG.
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. 2010. "The importance of online tourism demand". Em 10th International Forum on Tourism Statistics 2010 (online). Portugal: INE.
Ramos, Célia; Perna, Fernando. 2009. "Information system for Tourism Activity Monitoring and Forecasting Indicators as an experience for Portugal". Tourism and Hospitality Research, 9 (4): 277-289. https://doi.org/10.1057/thr.2008.45
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. 2008. "Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: características, potencialidades e desafios". Em Proceedings of the IASK International Conference – Global Management 2008, 480-489. Porto, Portugal: IASK.
Ramos, Célia M. Q.. 1998. "Informatização do planeamento e ordenamento turístico". Em Aspectos de Dinamismo Regional - Série Estudos , 103-116. Faro, Portugal: Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional (CIDER). http://hdl.handle.net/10400.1/1070
Ramos, Célia M. Q.. 1997. "Sistema informático de apoio ao planeamento e ordenamento turístico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1079
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. 2019. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Elderly Users". Em Universal Access in Human-Computer Interaction. Multimodality and Assistive Environments, 538-555. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23563-5_43
López García, Juan José; Lizcano, David; Ramos, Celia MQ; Matos, Nelson. 2019. "Digital Marketing Actions That Achieve a Better Attraction and Loyalty of Users: An Analytical Study". Future Internet, 11 (6). https://doi.org/10.3390/fi11060130
Cardoso, Pedro J. S.; Rodrigues, João M. F.; Pereira, João; Nogin, Sergey; Lessa, Joana; Ramos, Célia M. Q.; Bajireanu, Roman; Gomes, Miguel; Bica, Paulo. 2019. "Cultural heritage visits supported on visitors -preferences and mobile devices". Universal Access in the Information Society, 19 (3): 499-513. https://doi.org/10.1007/s10209-019-00657-y
Ramos, Célia M. Q.; Mendonça, Maria Manuela; Rodrigues, João M. F.. 2018. "Senior users of social networks". Em Proceedings of the 8th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - DSAI 2018, 129-136. Estados Unidos: ACM Press. https://doi.org/10.1145/3218585.3218658
Rodrigues, J.; Pedro J. Cardoso; Joana Lessa; João A. Pereira; João D. Sardo; Marco de Freitas; Jorge Semi?o; et al. 2018. "An Initial Framework to Develop a Mobile Five Human Senses Augmented Reality System for Museums". Estados Unidos. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.ch005
Espigares-Jurado, Francisco; Muñoz-Leiva, Francisco; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Ramos, Célia M.Q.; Faísca, Luís. 2020. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906
Rodrigues, Joao M. F.; Ramos, Celia M. Q.; Pereira, Joao A. R.; Sardo, Joao D. P.; Cardoso, Pedro J. S.. 2019. "Mobile Five Senses Augmented Reality System: Technology Acceptance Study". IEEE Access, 7 (1): 163022-163033. https://doi.org/10.1109/access.2019.2953003
Casado-Molina, Ana-María; Ramos, Celia M.Q.; Rojas-de-Gracia, María-Mercedes; Peláez Sánchez, José Ignacio. 2019. "Reputational intelligence: innovating brand management through social media data". Industrial Management & Data Systems, 120 (1): 40-56. https://doi.org/10.1108/imds-03-2019-0145
Ramos, Célia Maria Quitério; Casado-Molina, Ana Maria; Ignácio-Peláez, José. 2019. "An Innovative Management Perspective for Organizations through a Reputation Intelligence Management Model". International Journal of Information Systems in the Service Sector, 11 (4): 1-20. https://doi.org/10.4018/ijisss.2019100101
Vallespín-Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia Maria Quitério. 2015. "Evaluación del sistema de distribución del sector hoteleiro: critérios de selección del canal". Em En la Piel del Cliente: Escuchar, Atraer, Retener, 147-164. Oviedo, Espanha: Universidad de Oviedo.
Henriques, Cláudia; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio; Ramos, Célia M. Q.. 2018. "Fado as a popular culture expression in the context of a tourist city". Em The Routledge Handbook of Popular Culture and Tourism, 116-126. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315559018-11
Ramos, Célia M. Q.; Andraz, Georgette; Cardoso, Irene. 2020. "The Role of ICT in Involving the Tourist and in Sustainability of Tourism Destinations". Em Studies on Entrepreneurship, Structural Change and Industrial Dynamics, 29-45. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-26245-7_3
Ribeiro de Almeida, Cláudia; Ramos, Célia M.Q.; Alonso Almeida, Maria del Mar; Fernandes, Paula Odete; Gamarra, Lucas Estrada. 2020. "Deepening the Use of Social Media and Tourism Travel Behaviour". Em Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector, 66-81. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-1947-9.ch005
Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Monteiro, Jânio; Ramos, Célia M.Q.. 2020. "Augmented Intelligence: Leverage Smart Systems". Em Smart Systems Design, Applications, and Challenges, 1-22. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2112-0.ch001
Cardoso, Pedro J. S.; Monteiro, Jânio; Cabrita, Cristiano; Semião, Jorge; Cruz, Dario Medina; Pinto, Nelson; Ramos, Célia M.Q.; Oliveira, Luís M. R.; Rodrigues, João M. F.. 2020. "Monitoring, Predicting, and Optimizing Energy Consumptions: A Goal Toward Global Sustainability". Em Smart Systems Design, Applications, and Challenges , 80-107. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2112-0.ch005
Carvalho, Fatima Lampreia; Sequeira, Bernadete Dias; Wikesjö, Magda; Ramos, Célia M. Q.. 2020. "The Unfolding Theories on Destination Image, 1990-2020". Em Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations, 313-338. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-3156-3.ch015
Matos, N.; Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Ramos, Célia M. Q.; Baptista, Nuno; Ferreira, João José de Matos. 2020. "Systematic Literature Review on Global Strategy: Mapping Trends and Gaps". Em Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance, 243-270. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4552-2.ch010
Ramos, Célia M.Q.; Lobo, Fernando. 2003. "Descoberta de Conhecimentos em Base de Dados". DosAlgarves, 12: 53-59. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Cantinho, Gonçalo; Correia, Marisol B; Ramos, Célia M.Q.. 2016. "As redes sociais online nos hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve". Tourism and Hospitality International Journal, 7 (1): 27-48.
Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia. 2017. "Os Hotéis da Música e a oferta de experiências memoráveis". Revista Turismo & Desenvolvimento , 27/28: 1979-1991.
Moita, Patrícia; Ramos, Célia Maria Quitério. 2018. "As redes sociais como plataforma de comunicação da informação turística". Tourism and Hospitality International Journal, 10 (1): 12-34.
Antunes, N.M.B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.M.R.. 2018. "A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32: 20-37. https://doi.org/10.18089/damej.2018.32.2
Antunes, NMB; Ramos, CMQ; Sousa, CMR. 2018. "Who are the Tourists Sharing Content on Social Media? Behaviour and Characteristics". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 6 (3): 237-257.
Rossi, Juliana; Ramos, Célia Maria Quitério. 2019. "A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística". Revista Turismo Visão e Ação (RTVA), 21 (3): 265-290.
Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. 1998. "GIS on tourism planning: preventing the impacts caused by the developing tourism activity in a specific site". Trabalho apresentado em GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information, Lisboa, Portugal,11 de setembro, 1998, 1-10.
Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. 1998. "Tourism planning informatization". Trabalho apresentado em 38th Congress of the European Regional Science Association, Viena, Áustria,01 de setembro, 1998.
Ramos, Célia MQ. 2008. "A integração dos sistemas de informação e do turismo, o caso IMPACTUR". Em Atas da 13ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação21, 21-22. Setúbal, Portugal: Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI.
Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. 2008. "Turismo electrónico". Em X Seminario Hispano - Luso de Economía Empresarial. Espanha.
Vallespín-Arán, Maria; Jiménez, M.; Ramos, C.M.; Robledo, J.L.R.. 2014. "Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo". Em XXVIII Congreso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura, 1193-1207. Espanha: Universidad de Extremadura.
Martins, D.; Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Lam, R.; Serra, F.. 2015. "Challenges in Building a Big Data Warehouse Applied to the Hotel Business Intelligence". Em Proc. 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), in Recent Research in Applied Informatics, 110-117. Itália.
Romero, Maria; Casado, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2017. "Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots". Em Book of Proceedings of II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences, 315-322. Faro, Portugal: CIEO, Universidade do Algarve .
Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson. 2020. "Customer Experience Journey in Social Networks - Analysis of Cohorts' Behavior". Em INCREaSE 2019, 1180-1195. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-30938-1_93
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. 2020. "The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent". Em Universal Access in Human-Computer Interaction. Applications and Practice, 451-465. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49108-6_32
Ramos, C.M.Q.. 2010. "Análise e Previsão da Procura Turística efetuada online". Trabalho apresentado em I Seminário de Doutorandos (I Postgraduate Conference), Faro, Portugal, 17-18.
CASCADA, PEDRO; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos. 2013. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição - Aplicação ao Setor Hoteleiro". Trabalho apresentado em TMS 2013 - Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Cantinho, Gonçalo; Correia, M.B.; Ramos, C.M.Q.. 2014. "Monitorização da Presença Online dos Hotéis de 4 e 5 Estrelas do Algarve". Trabalho apresentado em V Postgraduate Conference, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, João; Henriques, Claúdia. 2016. "Desenvolvimento de um Sistemas de Recomendação para divulgação do património cultural e religioso". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Matos, Nelson; Correia, Marisol B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Cascada, Pedro. 2016. "Marketing Intelligence - A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Vallespín Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia M. Q.. 2017. "Smartphone Users Segmentation based on Trust in Mobile Payment". Trabalho apresentado em 6th International Conference on New Challenges in Management and Business, Dubai, Emiratos Árabes Unidos. https://doi.org/10.14257/astl.2015.84.13
Ramos, C.M.Q.; García, Ana M.. 2017. "The perception of ICT in the Touristic Activity". Trabalho apresentado em 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge, Faro, Portugal.
Casado, Ana-Maria; Peláez, J.I; Ramos, C.M.Q.. 2017. "An Innovative Management for Tourism Organizations through Reputational Intelligence". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal.
Charneco, Maria Romero; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2017. "Comportamiento del Consumidor de Turismo Gastronómico en Sistemas Conversacionales de Mensajería Móvil: Los Chatbots". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ignácio-Peláez, José. 2017. "Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa". Trabalho apresentado em XIX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, CIBECEM, Faro, Portugal. https://doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_000_1637_38085
Ramos, C.M.Q.; López-García, J.J.; Ramón-Saura, J.; Matos, Nelson. 2017. "On-line Leads generation: What do we still need to know?". Trabalho apresentado em VIII Postgraduate Conference, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Andraz, G.; Cardoso, I.R.. 2018. "The ICT in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, J.. 2018. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Cardoso, I.R.; Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.. 2018. "Top Management Commitment in the Implementation of Health Information Systems: The Usage and Benefits Achievement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.. 2018. "A comunicação da informação turística através das redes sociais: análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Alba-Fuerte, I.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2018. "Nodes of influence and their impact on the management of tourism companies in the Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Cascada, Pedro; Correia, M.B.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, C.M.Q.. 2018. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". Trabalho apresentado em ICMD, Faro, Portugal.
Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, I.R.. 2019. "O papel das TIC no envolvimento do turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos". Trabalho apresentado em III International Forum on Management, Évora, Portugal, 123-127.
Ramos, C.M.Q.; Correia, M.B.. 2015. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 26 (2). https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/17
Ramos, C.M.Q.; Marisol, M.B.. 2015. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 26 (1). https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/15
Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos M.R.; Casado-Molina, A.M.. 2018. "Special Issue Social media applied to tourism and hospitality". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/23
Ramos, C.M.Q.; Correia, M.; Serra, F.; Santos, J.; Águas, P.. 2013. TMS Conference Series (2013) - Competitividade, Marketing e Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo. Editado por Ramos, C.M.Q.; Correia, M.B.; Serra, F.; Santos, J.; Águas, P.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Águas, P.; Santos, M.M.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. 2014. TMS Conference Series (2014) - Perspetivas Contemporâneas em Marketing. Editado por Águas, P.; Santos, M.; Correia, M.B.; Ramos, Célia M.Q.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Correia, M.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.; Serra, F.. 2014. TMS Conference Series (2014)- Perspetivas Contemporâneas em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Estratégia. Editado por Correia, M.B.; Ramos, Célia; Sousa, Carlos, M.R; Serra, F.. ESGHT - Universidade do Algarve.
Águas, P.; Santos, M. M; Santos, J.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. 2016. Desafios, Estratégias e Tendências do Marketing. Editado por Águas, P.; Santos, M.; Santos, J.; Correia, M.B.; Ramos, Célia. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Matias, Fernanda; Santos, J.; Afonso, C.M.; Baptista, C.; Santos, M. M. 2018. Estudos de Gestão e Empreendedorismo. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Henriques, C.. 2018. Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications. Editado por Rodrigues, João; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.S.; Henriques, Claúdia. Estados Unidos: IGI Global. https://www.igi-global.com/book/_/179207
Ramos, C.M.Q.; Sousa, A.; Gonçalves, G.; Cardoso, I.; Calisto, M.L.; Nelson, M.. 2018. Turismo e Competitividade dos Destinos Turísticos. Editado por Ramos, Célia; Sousa, A.; Gonçalves, G.; Cardoso, I.R.; Calisto, M.L.; Matos, Nelson. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Alcoforado, E.; Santos, J.; Santos, M.; Ramos, C.M.Q.; Henriques, C.. 2018. Hotelaria e Restauração: Estratégias versus Experiências. TMS Conference Series.. Editado por Alcoforado, E.; Santos, J.; Santos, M.; Ramos, Célia; Henriques, C.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Jesus, M.; Machado, C.; Correia, M.B.; Alcoforado, E.; Ramos, C.M.Q.. 2018. Gestão de Recursos Humanos: Abordagens e Perspetivas. TMS Conference Series. . Editado por Jesus, M.; Machado, C.; Correia, M.B.; Alcoforado, E.; Ramos, Célia. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Sousa, C.; Ramos, C.M.Q.; Cascada, P.; Correia, M.; Guerreiro, R.. 2018. O Futuro Hoje: Novas Tecnologias, Social Media e Negócio Digital. TMS Conference Series.. Editado por Sousa, C.M.R.; Ramos, Célia; Cascada, P.; Correia, M.B.; Guerreiro, R.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Santos, M.; Machado, C.; Casanueva, C.; Correia, M.. 2018. O Marketing como Estratégia. TMS Conference Series.. Editado por Ramos, Célia; Santos, M.; Machado, C.; Casanueva, C.; Correia, M.B.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Rodrigues, João; Cardoso, P.J.S.; Monteiro, J.; Ramos, C.M.Q.. 2020. Smart Systems Design, Applications, and Challenges. Estados Unidos: IGI Global. https://www.igi-global.com/book/smart-systems-design-applications-challenges/235691
Ramos, Célia M.Q.; Casado-Molina, Ana-María. 2021. "Online corporate reputation: A panel data approach and a reputation index proposal applied to the banking sector". Journal of Business Research, 122: 121-130. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.061
Ramos, Célia M. Q.; Henriques, Cláudia; Rodrigues, João M. F.. 2018. "Religious Tourism Experience Model (RTEM)". Em Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications, 1-29. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.ch001
Ramos, Célia M. Q.; Mafé-García, Ana. 2019. "Analysis of the Contribution of ICT to Cultural and Religious Tourism". Em Handbook of Research on Socio-Economic Impacts of Religious Tourism and Pilgrimage, 167-194. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5730-2.ch010
Ramos, Célia M. Q.; Brito, Isabel Sofia. 2020. "The Effects of Industry 4.0 in Tourism and Hospitality and Future Trends in Portugal". Em The Emerald Handbook of ICT in Tourism and Hospitality, 367-378. Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/978-1-83982-688-720201023
Hassan, Azizul; Ramos, C.M.Q.. 2020. "Innovative technology application in tourism marketing". Em Tourism Marketing in Bangladesh. Taylor and Francis. https://www.taylorfrancis.com/books/tourism-marketing-bangladesh-azizul-hassan/e/10.4324/9781003007241
Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Fernandes, H.; Rodrigues, J.. 2020. "Business Intelligence Challenges applied in a Transfer Company.". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the t-forum Global Conference., Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, P.M.M.; Perna, Fernando. 2009. "Sistemas e Tecnologias de Informação no Sector Turístico.". Revista Turismo & Desenvolvimento, 12.
Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J.; Sousa, C.; Cascada, P.. 2016. "Hotel websites characterisation framework for consumer’s information needs". Tourism & Management Studies, 12 (1): 25-39. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12103
Celia Ramos; Pedro J.S. Cardoso; Hortênsio C. L. Fernandes; J.M.F. Rodrigues. 2022. "A Decision-Support System to Analyse Customer Satisfaction Applied to a Tourism Transport Service". Multimodal Technologies and Interaction. https://doi.org/10.3390/mti7010005
Ramos, CMQ. 2022. "Business Intelligence Approach and Sentiment Analysis as a Management Strategy Applied to Study Customer Satisfaction in the Hospitality Sector". https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_44
Quitério Ramos, CM; Rodrigues, JMF. 2021. "Social Network Behavior, from Information Search to Purchase: The Case of Generation X and Millennials". https://doi.org/10.1007/978-3-030-78092-0_20
Ramos, CMQ; Hassan, A. 2021. "Evaluation of the tourist experience using a framework for the analysis of the influence of social media on tourist behaviour". International Journal of Tourism Policy. https://doi.org/10.1504/ijtp.2021.118663
Muñoz-Leiva F.; Faísca L.M.; Ramos C.M.Q.; Correia M.B.; Sousa C.M.R.; Bouhachi M.. 2021. "The influence of banner position and user experience on recall. The mediating role of visual attention". Spanish Journal of Marketing - ESIC. https://doi.org/10.1108/sjme-04-2020-0050
Rashed Isam Ashqar; Huthaifa I. Ashqar; Célia M. Q. Ramos. 2024. "Identity and Access Management in Tourism and Hospitality". https://doi.org/10.1007/978-3-031-44131-8_32
Jéssica C. P. Marcos; Célia M. Q. Ramos. 2023. "Sentiment Analysis of Online Consumer Reviews About Gastronomic Experiences". https://doi.org/10.4018/978-1-6684-9094-5.ch017
Célia M. Q. Ramos; Rashed Isam Ashqar. 2023. "Machine Learning in Health and Wellness Tourism". https://doi.org/10.1007/978-3-031-48060-7_39
Célia Ramos; Rashed Isam Ashqar; Nelson Matos; Carlos Sousa. 2023. "How to Use Information from Health and Wellness Tourism Customers to Achieve the Strategy Desired by Hoteliers". https://doi.org/10.1007/978-981-99-0337-5_58
Rashed Isam Ashqar; Célia Ramos; Carlos Sousa; Nelson Matos. 2023. "CRM and Smart Technologies in the Hospitality". https://doi.org/10.1007/978-981-19-9099-1_9
Rashed Isam Ashqar; Huthaifa I. Ashqar; Célia M. Q. Ramos. 2023. "Using Identity and Access Management Systems in Hotels: Evidence from Algarve, Portugal". https://doi.org/10.1007/978-981-99-5414-8_65
Ramos, CMQ; Ashqar, RI; Matos, N; Sousa, CMR. 2023. "Capital indicators for hotel customer experience to support strategic management". https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6607-0.ch002
Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI. 2023. Measuring Consumer Behavior in Hospitality for Enhanced Decision Making. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6607-0
Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI. 2023. Preface.
Célia M. Q. Ramos. 2022. "Business Intelligence Applied to Tourism". https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9220-5.ch034
Cardoso, PJS; Monteiro, J; Cabrita, C; Semião, J; Cruz, DM; Pinto, N; Ramos, CMQ; Oliveira, LMR; Rodrigues, JMF. 2022. "Monitoring, Predicting, and Optimizing Energy Consumptions: A Goal Toward Global Sustainability". https://doi.org/10.4018/978-1-6684-3666-0.ch064
Célia M. Q. Ramos. 2021. "Blockchain Technology in Tourism Management". Em Potentialities, Challenges, and Implications. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8081-3.ch006
Cardoso, PJS; Monteiro, J; Cabrita, C; Semião, J; Medina Cruz, D; Pinto, N; Ramos, CMQ; Oliveira, LMR; Rodrigues, JMF. 2021. "Monitoring, Predicting, and Optimizing Energy Consumptions: A Goal Toward Global Sustainability". https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9152-9.ch002
Ramos, CMQ; Almeida, CR; Fernandes, PO. 2020. Handbook of research on social media applications for the tourism and hospitality sector. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-1947-9
Ramos, CMQ; de Almeida, CR; Fernandes, PO. 2019. Preface.
Lança, M.M., Pinto, P., Guerreiro, M., Marques, J.F., Pereira, L., Renda, A.I. & Ramos, C. Ramos, C.M.Q.. 2021. "Lança, M.M., Pinto, P., Guerreiro, M., Marques, J.F., Pereira, L., Renda, A.I. & Ramos, C. (2021). Atitudes e comportamentos dos residentes em relação ao desenvolvimento sustentável do turismo no Algarve: Resultados de época baixa. ". Trabalho apresentado em INVTUR Conference 2021, Aveiro, Portugal, 169-172.
Ahsqar, R.I., Ramos, C., Sousa, C. & Matos, N. . 2022. "Health and well-being tourists". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal, 43-43.
Guerreiro, M., Pinto, P., Sequeira, B., Matos, N., Agapito, D., Martins, R., Ramos, C., Pereira, L. & Wikesjo, M.. 2022. "A imagem experiencial do destino turístico: uma abordagem qualitativa junto dos turistas no Algarve. ". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal, 109-109.
Ramos,C., Ahsqar, R.I., Matos, N. & Sousa, C.. 2022. "Knowledge management and intellectual capital indicators in the management of tourism activity". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal, 168-168.
Ramos, C.M.Q.; Quinteiro, S; Gonçalves, M.A.. 2021. ICT as Innovator Between Tourism and Culture. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8165-0
Cascada, P., Correia, M., Matos, N., Sousa, C. & Ramos, C. . 2021. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". Em Marketing, Creativity and Experiential Design , 85-102. Cambridge Scholars Publishing. https://www.cambridgescholars.com/product/978-1-5275-7557-8
Ramos, C.M.Q.. 2022. "Reputation Intelligence". Em Encyclopedia of Tourism Management and Marketing, 679-681. Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781800377486.reputation.intelligence
Ramos, C.M.Q.; Hassan, Azizul. 2022. "The Role of ICT Applied to Tourism and Marketing in Asia". Em Technology Application in Tourism in Asia, 81-94. Springer Nature Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5461-9_5
Ramos, C.M.Q.. 2022. "Business Intelligence Approach and Sentiment Analysis as a Management Strategy Applied to Study Customer Satisfaction in the Hospitality Sector". Em Advances in Tourism, Technology and Systems, 537-547. Springer Nature Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_44
Ramos, C.M.Q.. 2022. "Machine Learning Applied To Tourism". Em Women’s voices in tourism research, 452-459. University of Queensland, St Lucia QLD, Australia. https://uq.pressbooks.pub/tourismknowledge/chapter/machine-learning-applied-to-tourism-contributions-by-celia-m-q-ramos/
Rashed Isam Ashqar; Célia M. Q. Ramos. 2024. "Machine-Learning Holistic Review in Tourism and Hospitality". https://doi.org/10.1007/978-3-031-50518-8_7
Amiri, Mahsa; Ramos, C.M.Q.. 2023. "Effects and Potentials of Business Intelligence Tools on Tourism Companies in a Tourism 4.0 Environment". Em Internet of Behaviors Implementation in Organizational Contexts, 153-174. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-9039-6.ch008
deMatos, Nelson; Ramos, C.M.Q.. 2023. "Smart Cities". Em Handbook of Research on Network-Enabled IoT Applications for Smart City Services, 323-338. IGI Global. https://doi.org/10.4018/979-8-3693-0744-1.ch018
Mariano, Carolina; Santos, Catarina; Mariano, Mariana; Ramos, C.M.Q.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2022. "Technological Innovations and the Effects on Online Shopping". Em Proceedings of the 10th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, 79-84.: ACM. https://doi.org/10.1145/3563137.3563168
Ramos, C.M.Q.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2023. "Business Intelligence Applied to Tourism". Em Encyclopedia of Data Science and Machine Learning , 579-594. IGI Global. https://www.igi-global.com/chapter/business-intelligence-applied-to-tourism/317472
Molina-Pons, Fernando; Romero, Celia; Ramos, C.M.Q.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2023. "Tourist Intelligence as the Basis for the Design of a Dashboard Indicator for a Digital, Intelligent, and Connected Hotel (DCIH) With a Smart Tourist Destination". Em Measuring Consumer Behavior in Hospitality for Enhanced Decision Making, 57-82. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6607-0.ch004
Richmond, Fordjour; Uchechukwu, Nwogu Chimaraoke; Ramos, C.M.Q.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2023. "Analyses of Visitors' Experiences in Museums Based on E-Word of Mouth and Tripadvisors Online Reviews". Em Contemporary Approaches of Digital Marketing and the Role of Machine Intelligence, 192-216. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-7735-9.ch009
Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Ramos, C.M.Q.; Viegas, Carina. 2023. "Mediterranean Diet and Tourism Innovation, Experiences, and Sustainability". Em Handbook of Research on Innovation, Differentiation, and New Technologies in Tourism, Hotels, and Food Service, 176-194. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6985-9.ch009
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, J.M.F.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2023. "SNUX2.0: A Social Network Model for Cohort Behavior Analysis as Support for Purchasing Tourism Products and Services". Journal of Relationship Marketing, 22 (2): 132-151. https://doi.org/10.1080/15332667.2023.2191245
Pontes, A. & Ramos, C.M.Q. . 2023. "How does Social Media influence the Behaviour of Hotel Consumers? ". Journal of Tourism, Sustainability and Well-being, 11 (2): 116-135. https://www.jsod-cieo.net/journal-tsw/index.php/jtsw/article/view/377
Coelho, Bárbara; Levytska, Kateryna; Torkington, Kate; Ramos, C.M.Q.. Autor correspondente: Ramos, C.M.Q.. 2023. "Tourism 4.0 in Portuguese tourism businesses". International Journal of Tourism Policy, 13 (6): 505-524. https://doi.org/10.1504/ijtp.2023.134512
Peixoto, R., Ramos, C. M., & Monteiro, I. . 2021. "Sistema de Informação de Gestão de Recursos Humanos: Caso de Estudo num Hotel de 5 Estrelas. ". Tourism And Hospitality International Journal, 16 (1): 12-32. https://revistas.rcaap.pt/index.php/thij/article/view/30882
Ribeiro de Almeida, Cláudia; Ramos, Célia. 2022. "Sustainability. Special Issue: Sustainable Brand Strategies in Social Media in Hospitality and Tourism". Sustainability, 13 (16).
Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Ramos, Célia; Montargil, Filipe; Severino, Filipe; João Ferreira do Rosário. 2023. SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Lisboa, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal.
Severino, F.; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário; Maria Teresa Gomes Valente da Costa; Rui Neves Madeira; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Belo, Miguel; et al. 2023. "Trends and Events for Future Tourism ". Trabalho apresentado em 10th International Tourism Conference - Tourism Priorities & Challenges:Recovery & Resilience , apresentado por Severino, Filipe; Machado, Ana Teresa, Barcelona, Espanha,27 de junho, 2023.
Rashed Isam Ashqar; Ramos, Célia M.Q.. 2023. "Profiling the motivations of wellness tourists through hotels services and travel characteristics.". Trabalho apresentado em WorldCIST 2023., Pisa, Itália,05 de abril, 2023.
Gonçalves, Alexandra; Ramos, Célia; Martins, Ana Isabel Rita; Serra, Manuel; Rassal, Carimo; Monteiro, Carlos; Martins, Paula Guerreiro; et al. Autor correspondente: Gonçalves, Alexandra. 2023. HostLab: gastronomy innovation, experiences and sustainability. Portugal. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/20214
Rui Neves Madeira; Ramos, Célia M.Q.; Severino, Filipe. 2023. "The Big Issues - Sustainability and development: dilemmas and challenges". Em SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal.
 

Contacto