
Rosária Luísa Gomes Pereira
Professor Adjunto
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Atividades
Atividades
2023/07/06 - 2033/07/07. Arbitragem científica em conferência. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior CNaPPES.23 na UAlg. Universidade do Algarve, Faro.
2023/01/23 - 2033/01/24. Arbitragem científica em conferência. VII International Forum on Management. Univerisade da Madeira, Funchal.
2021/09/01 - 2023/08/31. Curso / Disciplina lecionado. Diretora do Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Executivo, ESGHT, UAlg.
2022/11/16 - 2022/11/18. Arbitragem científica em conferência. TMS ALGARVE 2022: SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT. Faro.
2022/09/08. Apresentação oral de trabalho. Film-Induced Tourism: Contributions and Future Paths. TerresLab - Congress on Audiovisual, Landscape and Tourism. Terres Travel and Landscape Communication y el CETT Barcelona School of Tourism Hospitality and Gastronomy (Tortosa, Espanha).
2022/07/08 - 2022/07/08. Arbitragem científica em conferência. XIII PostGraduate Conference. Faro.
2022/06/27. Júri de grau académico. Human-artificial intelligence engagement: exploring the perspectives of users and tourism managers. Arguente. Mónica Ferreira (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2022/03/28. Júri de grau académico. A função de Guest Relations: Um estudo de caso no Lisbon Marriott Hotel. Arguente. Pedro Jorge Pinheiro da Cruz Santos (Mestrado). Universidade Europeia Faculdade de Turismo e Hospitalidade.
2022/01/24 - 2022/01/25. Arbitragem científica em conferência. VI International Forum on Management. Centro Universitário de Mérida da Universidade de Extremadura.
2022/01/12. Júri de grau académico. Assessing the sharing economy characteristics and social impacts of peer-to-peer
accommodation on host communities: an analysis of Airbnb and Fairbnb.coop. Arguente. Marina Arriada Petruzzi (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa;Universidade Europeia.
accommodation on host communities: an analysis of Airbnb and Fairbnb.coop. Arguente. Marina Arriada Petruzzi (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa;Universidade Europeia.
2021/11/18 - 2021/11/19. Arbitragem científica em conferência. XXIII SEMINARIO LUSO-ESPAÑOL DE ECONOMÍA EMPRESARIAL. Universidade de Salamanca, Espanha.
2021/11/17. Júri de grau académico. NAU HOTELS & RESORTS: Caracterização do Segmento MICE
. Arguente. PATRÍCIA SOFIA HOLGADO ALEXANDRE (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
. Arguente. PATRÍCIA SOFIA HOLGADO ALEXANDRE (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2021/10/01 - 2021/10/02. Arbitragem científica em conferência. III ENCONTRO DE REFLEXÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (ER2P). Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.
2021/07/14. Júri de grau académico. The Importance of Guest Relations Department in the Guest Experience: A study carried out at the Myriard By SANA Hotel. Arguente. João Paulo Amaro Marinho Pinto Alves (Mestrado). Universidade Europeia Faculdade de Turismo e Hospitalidade.
2021/07/14. Júri de grau académico. Relatório de Estágio: Turim Avenida da Liberdade Hotel. Arguente. Catarina Maria Félix da Silva (Mestrado). Universidade Europeia Faculdade de Turismo e Hospitalidade.
2021/07/07. Júri de grau académico. Europcar Services Unipessoal, Lda : Departamento de General Accounting. Arguente. Maria Cujba (Mestrado). Universidade Europeia Faculdade de Turismo e Hospitalidade.
2021/06/30 - 2021/06/30. Arbitragem científica em conferência. Places of Peace: Making Europe throughout Peace Treaties, First Annual International Interdisciplinary Conference. Universidade de Bolonha e Universidade de Évora.
2021/02/19 - 2021/02/20. Arbitragem científica em conferência. V International Fórum on Management (IFM). Instituto Politécnico de Setúbal.
2021/02/15. Júri de grau académico. A satisfação dos clientes numa empresa de aluguer de automóveis: Hertz – Aluguer de Automóveis, S.A.. Arguente. Miguel Ângelo Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020/11/05 - 2020/11/06. Arbitragem científica em conferência. XXII Seminário Hispano-Luso de Economia Empresarial, CIBECEM. Facultad de Ciencias Empresariales y Turismo de Ourense, Universidad de Vigo.
2020/10/02 - 2020/10/03. Arbitragem científica em conferência. II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais. ESGHT - UAlg.
2020/10/03. Apresentação oral de trabalho. A perceção dos estudantes quanto à aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem baseada em projeto (PBL). II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais: Desafios pós covid19. ESGHT -UAlg .
2020/09/22 - 2020/09/22. Entrevista / Programa (rádio / tv). Sociedade civil. As universidades.
2020/06/01. Apresentação oral de trabalho. Academia + Empresas: Uma Abordagem Prática da Gestão das Organizações. Skills 4 Pós Covid-19: Competências para o Futuro. Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2020/03/18 - 2020/03/21. Arbitragem científica em conferência. The Tourism Intelligence Forum (t-Forum) 2020 Global Conference. Vilamoura, Portugal.
2019/11/20 - 2019/11/20. Arbitragem científica em conferência. I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais. Instituto politécnico de Setúbal.
2019/11/20. Apresentação oral de trabalho. Da teoria à prática: o método PBL no processo de ensino-aprendizagem na área da Gestão. I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais: Desafios pedagógicos para a geração Millennium. Instituto Politécnico de Setúbal (setubal, Portugal).
2019/10/25. Apresentação oral de trabalho. Dark perceptions and emotions in astrotourism: the case of the Alqueva Dark Sky Reserve. 3rd Creatour International Conference and Creative Tourism Showcase: . Universidade do algarve (Faro, Portugal).
2019/09/04 - 2019/09/09. Arbitragem científica em conferência. 8th Advances in Tourism Marketing Conference. Namur, Bélgica.
2019/09/06. Apresentação oral de trabalho. Assessing behaviours on astrotourism, a study grounded on the Ecological Systems Theory. 8th Advances of Tourism Marketing Conference. University of Namur (NADI-Center for Research on Consumption and Leisure) (Namur, Bélgica).
2019/07/23. Júri de grau académico. A Model for Recreational Sport Tourism Events’s Experience: A Participant’s perspective. Arguente. Teresa Palrão (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2019/07/01. Apresentação oral de trabalho. Academia + Empresas: Un Abordaje Práctico de la Gestión de las Organizaciones. ), II simpósio Internacional sobre empreendimento y internacionalización en el contexto universitário. Universidade de Málaga (Málaga, Espanha).
2019/06/25. Júri de grau académico. Turismo de Experiências em Espaço Rural: O Caso das Sete Cidades . Arguente. Maria de Lurdes Álvares Cabral Raposo Cabral (Mestrado). Universidade Europeia.
2019/05/14. Júri de grau académico. Volatility of City Tourism Demand. Arguente. Alexandra Sofia Marinho Silva Mendes (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2019/03/28 - 2019/03/29. Arbitragem científica em conferência. III Conferência Internacional Turismo e História, Universidade do algarve e Universidade de Caxias do Su. Caxias do Sul, Brasil.
2019/03/09. Apresentação oral de trabalho. Turn on/off the lights? The potential of Astrotourism. International Research Networking Conference for Tourism and Hospitality,. Universidade Europeia (Viseu, Portugal).
2019/01/02 - Presente. Arbitragem científica em revista. Dos Algarves a Multidisciplinary e-journal (2182-5580). "School of Management, Hospitality and Tourism, University of the Algarve".
2018/11/14 - 2018/11/17. Arbitragem científica em conferência. TMS Tourism and Management Studies Conference – Algarve 2018. Olhão, Portugal.
2018/05/29. Apresentação oral de trabalho. Emprendimiento. Motivación y Análisis: comparativo Portugal-España. I simpósio Internacional sobre empreendimento y internacionalización en el contexto universitário. Universidade de Málaga, (Málaga, Espanha).
2017 - 2017. Orientação. Satisfação dos clientes através da plataforma Booking.com: O caso VIP Hotels.Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Envolvimento dos Jovens Residentes na Valorização do Património Cultural: As Marchas Populares.Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Utilização de online reviews como estratégia de Revenue: O caso Zenit Lisboa.Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. O Guia do Colaborador. um instrumento dinâmico de apoio ao colaborador no atendimento ao munícipe.Gestão de Recursos Humanos (Mestrado). Coorientador.
2017 - 2017. Orientação. Os desperdícios alimentares em Hotelaria: Estudo de caso: controlo e gestão dos desperdícios ao pequeno-almoço nos Hotéis Fénix.Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado). Orientador.
2017/10/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. TMS - Tourism and Management Studies ( 2182-8466).
2017/09/06 - 2017/09/09. Arbitragem científica em conferência. 7th ATMC . Advances of Tourism Marketing Conference, . Casablanca, Marrocos.
2017/09/09. Apresentação oral de trabalho. The Role of Destination Brand Personality on Golf Tourists’ Satisfaction and Behavioural Intentions. 6th Advances of Tourism Marketing Conference. University of Eastern Finland (Joensuu, Finlândia).
2017/09/08. Apresentação oral de trabalho. Nightscape photography and Tourism Promotion, an exploratoy study. 7th Advances of Tourism Marketing Conference. Universidade Europeia de Casablanca (Casablanca, Marrocos).
2017/05/30. Júri de grau académico. Presença templária em Tomar: proposta para a criação de um centro interpretativo,. Arguente. Inês Gonçalves Duque Pereira, (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/11/23. Apresentação oral de trabalho. Criação de um instrumento promotor da melhoria do atendimento ao público na Administração Pública: O guia do colaborador. CISA 2106 - Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria. Conselho Nacional de Secretariado.
2016/10/10 - 2016/10/11. Arbitragem científica em conferência. I International Fórum on Management (IFM). Estoril Portugal.
2016/07/27. Júri de grau académico. Construção do Conceito de Glamping - Um novo paradigma no Turismo de Campismo em Portugal, . Presidente do júri. Bárbara Carvalho Rebôcho (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/07/22. Júri de grau académico. O Carnaval de Torres Vedras: Novas estratégias de Desenvolvimento Turístico. Presidente do júri. Bianca Stefanie Carvalho Xavier (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/07/14. Júri de grau académico. A Influência das Redes Sociais na perceção e escolha de um destino turístico na geração Y. Arguente. Miguel Alberto Adão Pinto (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/07/11. Júri de grau académico. O risco percebido e coberto pelas seguradoras. Arguente. Carla Maria Ventura Prates de Figueiredo Delfino (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/07/06. Júri de grau académico. Conciliar o novo turista com destinos sol e praia – Caso do Algarve. Presidente do júri. Mário Nuno Ferreira Rafael (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/03/09. Júri de grau académico. Partilha de Informação em Online Rentals, a qualidade das respostas a online reviews: o caso Português. . Presidente do júri. Maria João Alves Ferreira de Sousa (Mestrado). Universidade Europeia.
2016/01/03. Apresentação oral de trabalho. Insights to Develop a Brand Personality Scale. I International Tourism Brand Conference.
2015/12/03. Júri de grau académico. O Turismo Chinês em Lisboa. Arguente. Rita Gouveia Febrer (Mestrado). Universidade Europeia.
2015/07/24. Júri de grau académico. A volatilidade da procura turística no Algarve. Presidente do júri. Zuleika Santos de Jesus (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014/09/01 - 2015/06/17. Orientação. The Impact of Internal Marketing and Service Quality on Customers´ Satisfaction in Moldovan Higher Education Institution: The Case of Cahul State University – Bogdan Petriceicu Hasdeu,.Gestão de Recursos Humanos (Mestrado). Coorientador.
2014/11/26 - 2014/11/29. Arbitragem científica em conferência. TMS - Tourism and Management Studies International Conference. Olhão, Portugal.
2014/08/05 - 2014/08/08. Arbitragem científica em conferência. 17º AMS (Academy of Marketing Science) World Marketing Congress. Lima, Peru.
2014/07/11. Apresentação oral de trabalho. A Personalidade da Marca Algarve enquanto destino de golfe. V Postgraduate Conference. ESGHT -UAlg (Faro, Portugal).
2013 - 2013. Arbitragem científica em revista. Marketing Intelligence and Planning . Emerald.
2013/10/06. Apresentação oral de trabalho. Golf Destinations’ Brand Personality: The Case of the Algarve. 5th Advances of Tourism Marketing Conference. Universidade do Algarve - Faculdade de Economia (Vilamoura, Portugal).
2013/07/12. Apresentação oral de trabalho. Searching for Golf Destination Brand Personality Traits: The Algarve Golf Industry Contribution. IV Postgraduate Conference. ESGHT -UAlg .
2013/04/04. Apresentação oral de trabalho. A Taxonomy for golf Destination Brand Personality: Insights from the Golf Industry,. 8th Global Brand Conference . Universidade Católica do Porto (porto, Portugal).
2012/07/13. Apresentação oral de trabalho. Do Golf Destinations Have Personality? Personality Traits Used in Online Promotional Texts of Golf Courses and Destinations Around the World. XIII PostGraduate Conference. ESGHT -UAlg (faro, Portugal).
2011/10/27. Apresentação oral de trabalho. A True Feeling of Authentic Portuguese Golf? The Discursive Construction of the Algarve Region in Portuguese Golf Websites. 1st International Conference on Tourism & Management Studies . ESGHT– UAlg,.
2011/08/08. Apresentação oral de trabalho. Golf and Destination Brand Personality: The Algarve and its Main Competitors. II Postgraduate Conference . ESGHT -UAlg (faro, Portugal).
2011/04/05. Apresentação oral de trabalho. Beyond the Perfect Shot: An Exploratory Analysis of Golf Destinations Online Promotional Texts . 7th Global Brand Conference . Academy of Marketing’s Brand Corporate Identity and Reputation Special Interest Group (Oxford).
2010/06/25. Apresentação oral de trabalho. Where You Go Might Tell Who You Are: Filling the Gap between Human Personality and Destination Brand Personality. I Postgraduate Conference . Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo - UAlg (Faro, Portugal).
2010/05/25. Apresentação oral de trabalho. Understanding the Epistemology of the Brand Concept and its Use in Tourism. 5th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure. Anatolia: An International Journal of Tourism and Hospitality Research (Turquia).
2009/11/25. Apresentação oral de trabalho. Contribuição para o Estudo da Epistemologia do Conceito de Marca e a sua Aplicação no Turismo. III Congresso Internacional de Leiria e Oeste. Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria (Peniche, Portugal).
2009/11/12. Apresentação oral de trabalho. Strategic Positioning of Golf on the Algarve’s Brand. XI Seminário Luso-Espanhol de Gestão Empresarial. ESGHT -UAlg (Faro, Portugal).
2009/09/06. Apresentação oral de trabalho. Towards a Tourism Brand Personality Taxonomy: A Survey of Practices, 3rd Advances of Tourism Marketing Conference, 6 a 9 de setembro 2009, Universidade de Bournemouth, Reino Unido. . 3rd Advances of Tourism Marketing Conference. Universidade de Bournemouth (Bournemouth, Reino Unido).
2002/12/13. Apresentação oral de trabalho. Estratégias de Comunicação para uma Comunicação Estratégica. Seminário de Gestão Estratégica. ESGHT -UAlg (Faro, Portugal).
2001/05/29. Apresentação oral de trabalho. The Management of Corporate and Marketing Communications in UK Companies: Interdependencies Between Marketing and Public Relations Disciplines as Correlates of Communication Organisation. 31ª Conferência da Academia Europeia de Marketing (EMAC 2002). Universidade do Minho (Braga, Portugal).
Produções
Rita Baleiro; Rosária Pereira. 2022. "Reading Between the Scenes". Em Cinematic Representations of Literary Tourism, 1-16. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8262-6.ch001
2022. Global Perspectives on Literary Tourism and Film-Induced Tourism. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8262-6
Rodrigues, Áurea; Loureiro, Sandra Maria Correia; Lins de Moraes, Michelle; Pereira, Rosaria Gomes. 2022. "Memorable tourism experience in the context of astrotourism". Anatolia, 1-13. https://doi.org/10.1080/13032917.2021.2015695
Pereira, R.. 2020. Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance. Estados Unidos. https://www.igi-global.com/gateway/book/244495
Pereira, R.. 2020. "Exploring the Potential of Nightscape Photography for Tourism Purposes: preliminary Insights". Tourism Analysis, 25 (2-3): 215-225. https://doi.org/10.3727/108354220X15758301241738
Pereira, R.. 2020. "Turismo de Golfe". Em Turismo e Hospitalidade de A a Z, 357-358. Lisboa, Portugal: Atual.
Pereira, R.. 2020. "Academia + Empresas: Uma Abordagem Prática da Gestão das Organizações". Em Inovação e Partilha Pedagógica na UAlg , 179-184. 1ª ed. Faro, Portugal: UAlg.
Barão, A.P.; Baleiro, R.; Pereira, R.. 2017. "Criação de um instrumento promotor da melhoria do atendimento ao público na administração pública: O guia do colaborador". Dos Algarves A Multidisciplinary e-Journal, 31: 52-69. https://doi.org/10.18089/damej.2017.31.4
Correia, Antónia; Oliveira, Cristiana; Pereira, Rosária. 2017. "From Emotions to Place Attachment". Em Co-Creation and Well-Being in Tourism, editado por Antonia Correia; Metin Kozak; J. Gnoth; Alan Fyall, 163-177. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-44108-5_13
Pereira, R.. Autor correspondente: Pereira, R.. 2017. "Turismo de Golfe". Em Planeamento e Desenvolvimento Turístico, 303-312. Lisboa: Lidel. https://m.lidel.pt/pt/catalogo/hotelaria-turismo/hotelaria-turismo/planeamento-e-desenvolvimento-turistico/
Pereira, Rosária. "Golfe do desporto ao lazer, novas tendências". Publituris, 29 de janeiro, 2016. http://www.publituris.pt/2016/01/29/golfe-do-desporto-ao-lazer-novas-tendencias
Pereira, Rosária; Antónia Correia. 2015. "The Role of Destination Brand Personality on Golf Tourists’ Satisfaction and Behavioural Intentions". Trabalho apresentado em 6th Advances of Tourism Marketing Conference, , Joensuu, Finlândia.
Pereira, R.L.G.; Correia, A.; Schutz, R.L.A.. 2015. "Golf destinations’ brand personality: The case of the algarve". International Journal of Culture, Tourism, and Hospitality Research, 9 (2): 133-153. https://doi.org/10.1108/IJCTHR-05-2014-0037
Pereira, R.L.G.; Correia, A.H.; Schutz, R.L.A.. 2015. "Towards a taxonomy of a golf-destination brand personality: Insights from the Algarve golf industry". Journal of Destination Marketing and Management, 4 (1): 57-67. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2014.12.003
Pereira, R.L.G.; de Jesus Henriques Correia, A.; Schutz, R.L.A.. 2014. "Destination brand personality: searching for personality traits on golf-related websites". Anatolia, 25 (3): 387-402. https://doi.org/10.1080/13032917.2014.888359
Pereira, R.L.G.; Correia, A.L.; Schutz, R.L.A.. 2012. "Destination Branding: A Critical Overview". Journal of Quality Assurance in Hospitality and Tourism, 13 (2): 81-102. https://doi.org/10.1080/1528008X.2012.645198
Pereira, Rosária. 2011. "Beyond the Perfect Shot: An Exploratory Analysis of Golf Destinations Online Promotional Texts". Trabalho apresentado em 7th Global Brand Conference , Oxford, Reino Unido, 123-128.
Pereira, P., Ribeiro F.P, Torkington, K. & Dias, J.A.. 2011. "A True Feeling of Authentic Portuguese Golf? The Discursive Construction of the Algarve Region in Portuguese Golf Websites". Trabalho apresentado em International Conference on Tourism & Management Studies , Faro, Portugal.
Pereira, Rosária. 2010. "Understanding the Epistemology of the Brand Concept and its Use in Tourism". Trabalho apresentado em 5th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure, Ankara, Turquia, 540-551.
Correia, M. & Pereira, R.. 2010. "Turismo de Negócios: Viabilidade e Potencial". dos Algarves, (20): 60-78. URL: http://www.dosalgarves.com/revistas/N19/4rev19.pdf
Pereira, Rosária. 2009. "Strategic Positioning of Golf on the Algarve’s Brand". Em Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial, editado por José Santos, 51-89. Faro, Portugal: Fundação para a Divulgação da Universidade do Algarve.
Pereira, R., Correia, A. & Schutz, R. . 2009. "Towards a Tourism Brand Personality Taxonomy: A Survey of Practices". Em Marketing Innovations for Sustainable Destinations, 254-267. Oxford, Reino Unido: Goodfellow Publishing. URL: http://www.goodfellowpublishers.com/free_files/Chapter%2021-7b459d406a65d391e3a69eac89b9a96c.pdf
Pereira, R.. 2001. "Relações Públicas: Uma Prática (As)simétrica? ". dos Algarves- a Multidisciplinary ejournal, (9): 15-22. http://www.dosalgarves.com/revistas/N9/3rev9.pdf