
Rúben Tiago Medronho Constantino Correia
Professor adjunto convidado
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS)
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Rúben Constantino Correia é professor de Português e Inglês no ensino básico e secundário público em Portugal. É desde setembro de 2022 professor adjunto convidado na Universidade do Algarve, onde leciona Inglês para fins específicos nas licenciaturas de Turismo e Gestão. Simultaneamente é membro do centro de investigação CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde se encontra integrado como investigador do grupo TEALS - Teacher Education and Applied Language Studies. É ainda membro da European Association for Language Testing and Assessment (EALTA). A sua principal área de investigação centra-se na proficiência oral e nas competências comunicativas dos falantes de Inglês, alicerçando-a com outras áreas investigativas que intersetam e concorrem para o todo que é a oralidade; a saber, formação de professores, interculturalidade, avaliação, o Quadro Europeu comum de referência para as línguas e variáveis afetivas. Assim, encontra-se a desenvolver investigação sobretudo sobre oralidade, mais concretamente o papel da inteligibilidade na interação oral, no contexto português e internacional do ensino da língua estrangeira. As suas qualificações incluem uma licenciatura em ensino na Universidade do Algarve, um mestrado em estudos Ingleses e Norte-Americanos e um doutoramento em Didática da Língua Estrangeira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Ao longo do seu percurso doutoral publicou 2 artigos em revistas especializadas e 1 em revista generalista. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Inglês Língua Estrangeira, Oralidade, Proficiência Linguística, Inteligibilidade, Ensino e Aprendizagem.
Atividades
Atividades
2022/09/19 - 2023/10/30. Curso / Disciplina lecionado. Inglês I. Gestão (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2023/06/24. Apresentação oral de trabalho. Assessment from within – Understanding the knock-on effect of teachers’ practices on classroom speaking assessments. International Conference on Education and New Developments. World Institute for Advanced Research and Science (Lisboa, Portugal).
2023/05/31 - 2023/05/31. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de revisão de pares, incluindo como começar, princípios básicos da revisão de texto, o que é esperado de um revisor, ética e responsabilidade.. Seminário. How to Be a Peer Reviewer. Sage Publications Inc.
2022/09/19 - 2023/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Inglês II. Turismo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2023/02/16 - 2023/02/16. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de submissão da carta de motivação que acompanha artigos académicos para publicação.. Seminário. How to Write a Cover Letter. Sage Publications Ltd.
2023/01/30 - 2023/01/30. Participação em evento. A Avaliação de Pares com recurso a Rubricas como Estratégia ativa de Aprendizagem.. Oficina (workshop). Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica - JIDP. Universidade do Minho.
2023/01/13. Apresentação oral de trabalho. Issues in Assessing – Exploring the correlation between classroom speaking assessments and teachers’ practices. 8ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal).
2022/10/01. Apresentação oral de trabalho. You do your thing and I do mine - Going counter to popular folk-knowledge
. Seminário regional do Algarve. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé).
. Seminário regional do Algarve. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé).
2022/09/26. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education – meaningful or meaningless buzz word?. Languages Matter. Faculdade de Educação de Liubliana. (Liubliana, Eslovénia).
2022/07/20 - 2022/07/20. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de submissão e publicação de artigos académicos.. Seminário. How to Write a Journal Article. Sage Publications Inc.
2022/07/13. Apresentação oral de trabalho. Tipping to the verbal side of the continuum: a practical look at oral data collection and analysis in the classroom.. 5º Seminário de Investigação Avançada. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2022/07/04 - 2022/07/04. Participação em evento. Introdução à organização de eventos em ambiente virtual.. Oficina (workshop). How to organize a Virtual Conference. European Association of Research Managers and Administrators.
2021/12/03 - 2021/12/05. Participação em evento. Debate sobre a relação entre o ensino-aprendizagem da língua inglesa e o seu uso enquanto língua franca.. Conferência. ELF-Aware Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH-2021). Helenic Open University.
2021/07/15. Apresentação oral de trabalho. Heading back to School: The Hurdles of Empirical Research in the Classroom.. 3º Seminário de Investigação Avançada. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2020/09/26. Apresentação oral de trabalho. Fostering Multilingual EFL Classrooms through an English as a Lingua Franca Approach.. English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH). Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal).
2018/11/09. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education and the New ‘Metas’ – Where are we at?. 7ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2018/04/26. Apresentação oral de trabalho. Intelligibility: When Different Linguistic Backgrounds Meet! . 39ª Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas (Évora, Portugal).
2017/03/18. Apresentação oral de trabalho. Developing Global Citizenship in the EFL Classroom – How do I do it?. Seminário regional do Algarve. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Tavira, Portugal).
2016/11/18. Apresentação oral de trabalho. What do you mean by Intercultural Domain?. 6ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2016/10/08. Apresentação oral de trabalho. Bridging Diversity: Does Intercultural Education really matter?. 1º seminário regional do Litoral Alentejano. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Vila Nova de Santo André, Portugal).
2016/10/03. Apresentação oral de trabalho. Say that Again! – Spoken Interaction and the Intelligibility Principle. . 4ª Conferência de Doutorandos. Escola Doutoral Pedro Hispano (Lisboa, Portugal).
2015/10/28 - 2015/10/28. Participação em evento. Debate sobre a formação inicial e contínua de professores.. Conferência. Formação de Professores: Tendências e Desafios. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015/10/16 - 2015/10/17. Participação em evento. Debate sobre metodologias de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.. Conferência. Young Learners & Very Young Learners. Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Membro de associação. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Membro Individual.
Membro de associação. EALTA - European Association for Language Testing and Assessment. Membro Individual.
2014/11/21. Apresentação oral de trabalho. Teaching Speaking – Classroom Quandary!. 5ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2011/12/05 - 2011/12/05. Participação em evento. Debate sobre questões-chave da educação.. Conferência. Aprender uma Segunda Língua. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Produções
Correia, Rúben Constantino. 2023. "ASSESSMENT FROM WITHIN – UNDERSTANDING THE KNOCK-ON EFFECT OF TEACHERS’ PRACTICES ON CLASSROOM SPEAKING ASSESSMENTS". Em Education and New Developments 2023 – Volume 1. Lisboa, Portugal: inScience Press. https://doi.org/10.36315/2023v1end031
Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. 2021. "Can We Speak?: Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/125772
Correia, Rúben Constantino. 2017. "Fostering Intercultural Awareness with the New "Metas"". APPI Journal, 21-24. <http://www.appi.pt>
Correia, Rúben Constantino. 2017. "Assessing Speaking Proficiency : A Challenge for the Portuguese EFL Teacher". e-TEALS, (7): 87-107. http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/3021
Correia, Rúben Constantino. "Classroom Anxiety and Young Language Learners: Broadening the Scope of the Research Agenda ". Humanising Language Teaching, 4 (agosto, 2016). http://old.hltmag.co.uk/aug15/sart02.htm
Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. 2008. "A Emergência de uma Literatura Policial Nativa-Americana: Tony Hillerman, Carole Lafavor e Louis Owens". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19416