Silhueta de pessoa indiferenciada

Rúben Tiago Medronho Constantino Correia

Professor adjunto convidado
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS)
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Rúben Constantino Correia is a Portuguese and English Lower Secondary teacher. As of September 2022, he started teaching English for Specific Purposes at the Algarve University. His career in teaching English as a foreign language (TEFL) spans more than 20 years with experience as a teacher, teacher trainer, author, and researcher. At the same time, he is also a CETAPS full member (TEALS team researcher) and an individual member of EALTA - European Association for Language Testing and Assessment. His main research interest is Oral Proficiency and Speaking Skills, supported by other research areas which intersect and contribute to the core that forms speaking - Teacher Education; Interculturality; Assessment; The Common European Framework of Reference; and Affective Variables. Accordingly, he develops his research mainly on speaking, particularly the subset of intelligibility, within the Portuguese EFL context and abroad. He holds a teaching degree from the Algarve University, a Master's in English and North American Studies and a PhD in Foreign Language Methodology from the Faculty of Social and Human Sciences of Nova University of Lisbon.

Atividades

Atividades
Membro de associação. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Membro Individual.
Membro de associação. EALTA - European Association for Language Testing and Assessment. Membro Individual.
2023/01/30 - 2023/01/30. Participação em evento. A Avaliação de Pares com recurso a Rubricas como Estratégia ativa de Aprendizagem.. Oficina (workshop). Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP. Universidade do Minho.
2023/09/18 - 2024/05/29. Curso / Disciplina lecionado. Inglês I. Gestão (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2023/01/13. Apresentação oral de trabalho. Issues in Assessing – Exploring the correlation between classroom speaking assessments and teachers’ practices. 8ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal).
2023/12/11 - 2023/12/11. Outro júri / avaliação. Membro do júri, na qualidade de vogal, das Provas para Título de Especialista na área científica de Educação - Didática (CNAEF 142), requeridas pela Doutora Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira.. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/11/02 - 2023/11/09. Participação em evento. Analisar e entender os desafios, oportunidades e preocupações trazidos pela IA Generativa à Educação e apresentar modelos e abordagens pedagógicas facilitadoras da sua integração.. Oficina (workshop). Inteligência Artificial Generativa na Educação: desafios, oportunidades e preocupações. Universidade do Algarve.
2023/10/12 - 2023/10/12. Participação em evento. The challenges of integrating Generative Artificial Intelligence in Education. Oficina (workshop). Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP. Universidade do Minho.
2023/10/10 - 2023/10/10. Participação em evento. Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?. Oficina (workshop). Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP. Universidade do Minho.
2023/06/24. Apresentação oral de trabalho. Assessment from within – Understanding the knock-on effect of teachers’ practices on classroom speaking assessments. International Conference on Education and New Developments. World Institute for Advanced Research and Science (Lisboa, Portugal).
2023/05/31 - 2023/05/31. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de revisão de pares, incluindo como começar, princípios básicos da revisão de texto, o que é esperado de um revisor, ética e responsabilidade.. Seminário. How to Be a Peer Reviewer. Sage Publications Inc.
2022/09/19 - 2023/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Inglês II. Turismo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2022/09/19 - 2023/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Inglês I. Gestão (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2023/02/16 - 2023/02/16. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de submissão da carta de motivação que acompanha artigos académicos para publicação.. Seminário. How to Write a Cover Letter. Sage Publications Ltd.
2022/10/01. Apresentação oral de trabalho. You do your thing and I do mine - Going counter to popular folk-knowledge
. Seminário regional do Algarve. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé).
2022/09/26. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education – meaningful or meaningless buzz word?. Languages Matter. Faculdade de Educação de Liubliana. (Liubliana, Eslovénia).
2022/07/20 - 2022/07/20. Participação em evento. Discussão de pontos-chave no processo de submissão e publicação de artigos académicos.. Seminário. How to Write a Journal Article. Sage Publications Inc.
2022/07/13. Apresentação oral de trabalho. Tipping to the verbal side of the continuum: a practical look at oral data collection and analysis in the classroom.. 5º Seminário de Investigação Avançada. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2022/07/04 - 2022/07/04. Participação em evento. Introdução à organização de eventos em ambiente virtual.. Oficina (workshop). How to organize a Virtual Conference. European Association of Research Managers and Administrators.
2021/12/03 - 2021/12/05. Participação em evento. Debate sobre a relação entre o ensino-aprendizagem da língua inglesa e o seu uso enquanto língua franca.. Conferência. ELF-Aware Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH-2021). Helenic Open University.
2021/07/15. Apresentação oral de trabalho. Heading back to School: The Hurdles of Empirical Research in the Classroom.. 3º Seminário de Investigação Avançada. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2020/09/26. Apresentação oral de trabalho. Fostering Multilingual EFL Classrooms through an English as a Lingua Franca Approach.. English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH). Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal).
2018/11/09. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education and the New ‘Metas’ – Where are we at?. 7ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2018/04/26. Apresentação oral de trabalho. Intelligibility: When Different Linguistic Backgrounds Meet! . 39ª Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas (Évora, Portugal).
2017/03/18. Apresentação oral de trabalho. Developing Global Citizenship in the EFL Classroom – How do I do it?. Seminário regional do Algarve. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Tavira, Portugal).
2016/11/18. Apresentação oral de trabalho. What do you mean by Intercultural Domain?. 6ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2016/10/08. Apresentação oral de trabalho. Bridging Diversity: Does Intercultural Education really matter?. 1º seminário regional do Litoral Alentejano. APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Vila Nova de Santo André, Portugal).
2016/10/03. Apresentação oral de trabalho. Say that Again! – Spoken Interaction and the Intelligibility Principle. . 4ª Conferência de Doutorandos. Escola Doutoral Pedro Hispano (Lisboa, Portugal).
2015/10/28 - 2015/10/28. Participação em evento. Debate sobre a formação inicial e contínua de professores.. Conferência. Formação de Professores: Tendências e Desafios. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015/10/16 - 2015/10/17. Participação em evento. Debate sobre metodologias de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.. Conferência. Young Learners & Very Young Learners. Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
2014/11/21. Apresentação oral de trabalho. Teaching Speaking – Classroom Quandary!. 5ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira. CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal).
2011/12/05 - 2011/12/05. Participação em evento. Debate sobre questões-chave da educação.. Conferência. Aprender uma Segunda Língua. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Produções

Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. 2008. "A Emergência de uma Literatura Policial Nativa-Americana: Tony Hillerman, Carole Lafavor e Louis Owens". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19416
Correia, Rúben Constantino. 2017. "Fostering Intercultural Awareness with the New "Metas"". APPI Journal, 21-24. <http://www.appi.pt>
Correia, Rúben Constantino. Autor correspondente: Correia, Rúben Constantino. "Classroom Anxiety and Young Language Learners: Broadening the Scope of the Research Agenda ". Humanising Language Teaching, 4 (agosto, 2016). http://old.hltmag.co.uk/aug15/sart02.htm
Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. 2021. "Can We Speak?: Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/125772
Correia, Rúben Constantino. 2023. "ASSESSMENT FROM WITHIN - UNDERSTANDING THE KNOCK-ON EFFECT OF TEACHERS' PRACTICES ON CLASSROOM SPEAKING ASSESSMENTS". Em Education and New Developments 2023 - Volume 1. Lisboa, Portugal: inScience Press. https://doi.org/10.36315/2023v1end031
Correia, Rúben Constantino. Autor correspondente: Correia, Rúben Constantino. 2017. "Assessing Speaking Proficiency : A Challenge for the Portuguese EFL Teacher". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies, 7: 87-107. https://doi.org/10.1515/eteals-2016-0009
Correia, Rúben Constantino. 2020. "Locating Intercultural Awareness in the Portuguese English as a Foreign Language classroom ". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies, 10-11: 27-50. https://revistas.fcsh.unl.pt/e-teals
 

Contacto