Marketing
A licenciatura em Marketing visa:
- Desenvolver estratégias, métodos e instrumentos de intervenção no âmbito do marketing
- Gerir e prever o comportamento dos vários agentes intervenientes nos processos de marketing
- Dotar os alunos de fundamentos técnicos e científicos para a implementação de ações criativas e inovadoras
- Capacitar a formulação de respostas eficientes a problemas colocados no contexto de produtos e serviços
- Identificar oportunidades e organizar os recursos necessários ao seu aproveitamento numa ótica de mercado
- Analisar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos e serviços
- Criar as competências teórico-práticas durante o 1.º ciclo (licenciatura) que possibilitem evoluir para uma especialização ao nível do 2.º ciclo (mestrado)
Todos os cursos de 1.º ciclo da ESGHT têm a unidade curricular Estágio, obrigatória, no último ano da licenciatura, com a duração mínima de oito semanas (podendo prolongar-se até final de setembro). Os estágios antecipam, fomentam e desenvolvem a relação dos estudantes com o mercado de trabalho.
O estudante assume um papel ativo na angariação do próprio estágio, pois é ele que contacta as entidades formadoras. Aprende a dirigir-se às “empresas”, através da carta de apresentação, do curriculum vitae e da preparação para a entrevista. Em parceria com a entidade formadora, e tendo em conta as tarefas a desempenhar em estágio, o estudante planifica o seu estágio curricular de forma individualizada. Delineia as funções e tarefas que irá desempenhar e em que departamentos/setores da empresa/instituição irão decorrer. O estágio é um momento privilegiado de desenvolvimento vocacional, uma vez que permite a reflexão acerca do mundo do trabalho e das próprias características pessoais: aptidões, interesses, estilos de vida, valores. O estudante tem de ajustar de forma equilibrada as duas realidades: eu e o mundo do trabalho, de maneira a realizar a melhor escolha possível em termos de estágio.
Os primeiros estágios da ESGHT- Universidade do Algarve decorreram durante o ano letivo de 1988-1989, eram apenas 10 alunos do curso de Gestão. Uma década depois já tínhamos a estagiar, principalmente na região do Algarve, 560 alunos dos diferentes cursos. Atualmente o número total de alunos está muito próximo dos 10.000 (dez mil), em diferentes áreas geográficas.
A unidade curricular de Estágio é obrigatória no último ano do curso, tendo a duração de oito semanas, podendo prolongar-se caso o aluno e a organização manifestem interesse. Para além dos estágios curriculares, a ESGHT possibilita aos alunos a realização, desde o 1º ano de curso, de estágios extracurriculares em contexto real de trabalho.
Os estágios são uma oportunidade de contacto com a realidade no mercado de trabalho e, como tal, a ESGHT tem apostado numa formação que contempla a vertente técnica do “saber fazer” (hard skills), mas também a de “saber ser” (soft skills). Procuramos todos os anos integrar no mercado de trabalho pessoas qualificadas com capacidade de trabalho em equipa, espírito de iniciativa e capazes de lidar com as exigências técnicas e humanas, em diferentes áreas organizacionais.
Desde 2010/2011, a ESGHT oferece, também, estágios extracurriculares, que visam incentivar os estudantes a terem os primeiros contactos com o mundo empresarial e a testarem a sua orientação vocacional. Este modelo de estágio pode ser efetuado desde o primeiro ano, tem uma duração mínima de quatro semanas e figura no certificado do estudante como uma unidade curricular extracurricular. O estudante pode realizar um estágio extracurricular em todos os anos da licenciatura e é também acompanhado por um orientador obtendo avaliação qualitativa por parte da entidade e da ESGHT.
Tarefas a Desempenhar
Acompanhar e auxiliar no desenvolvimento e implantação de estratégias, táticas, ou outras atividades de intervenção da gestão, no âmbito do Marketing, ou seja com uma perspetiva de polivalência operacional e transversalidade.
Atividades Realizadas na Área do Ciclo de Estudos
- Atividades realizadas na Licenciatura em MKT 2016/17
- Atividades realizadas na Licenciatura em MKT 2017/18
Publicações Realizadas na Área do Ciclo de Estudos
- Revista DosAlgarves: A Multidisciplinary e-Journal com o tema “As redes sociais aplicadas ao turismo e à hotelaria” (N.º Especial)
Livros na área do Marketing
- Competitividade, Marketing e Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo
- Perspetivas Contemporâneas em Marketing
- Desafios, Estratégias e Tendências do Marketing
Legislação Aplicável
Alterado em 2020 (Aviso 10073/2020, DR, 2ª s, n.º 129 de 6 de julho)
- Gestor de produto, de marcas, de clientes (“key account”) e de vendas
- Gestor comunicação, de merchandising e de relações públicas
- Gestor de publicidade (planeador de meios, supervisor de contas)
- Gestor de marketing online
- Gestor de comércio eletrónico (“e-commerce”)
- Gestor comercial
- Analista de mercado ("market researcher")
- Consultor de Marketing
Principais empregadores:
- Empresas em geral, independentemente do setor de atividade económica e da dimensão, em que a função comercial esteja estruturada
- Empresas de marketing, nomeadamente de estudos de mercado, publicidade, promoção de eventos, sondagens, de marketing digital
- Empresas de comunicação e multimédia e entidades públicas
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Campus da Penha, 8005-139 Faro
Telefone: +351 289 800 136 / 100
Email Diretor de Curso: esghtdirmfd@ualg.pt
Diretor(a)